Academia Mineira de Letras e a Jane Austen Sociedade do Brasil Realizam Palestras Sobre Jane Austen

Um dos maiores nomes da literatura mundial, com milhares de fãs, ganha um evento especial na Academia Mineira de LetrasJane Austen e sua obra será debatida em três palestras na AML no dia 18 de julho, a partir das 19h30. Na ocasião a Dra. Adriana Sales aborda “A permanência de Jane Austen”; a mestre Marcelle Salles ressalta as “Referências religiosas em Jane Austen” e a mestre Flávia Lima apresenta “Defendendo a perspectiva da Mrs. Bennet”.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Jane Austen escreveu apenas seis livros durante sua breve vida. Entretanto, seus livros são considerados clássicos da literatura inglesa até os dias atuais. Por que ela se tornou tão presente no mercado editorial e suas obras contam com diversas adaptações para o cinema, televisão e teatro? A Dra. Adriana Sales aborda exatamente isso em “A permanência de Jane Austen”. Além do retrato de uma época, as tramas e construções de personagens traduzem um legado de grande importância literária. Esse legado é mantido pela sua legião de fãs ao redor do mundo, entre críticos canônicos e a fandom digital.

Já em “Referências religiosas em Jane Austen”, a mestre Marcelle Salles observa que, ao analisar a biografia de Jane Austen, é fundamental o reconhecimento da religião cristã em suas bases familiares. Austen era filha do Reverendo Anglicano, George Austen. “É preciso compreender que, em decorrência do relacionamento orgânico existente entre a Igreja e a sociedade inglesa da época, não é correto separar os enredos literários dos romances da referida autora em distintas esferas seculares e religiosas. Suas obras criticam as falhas humanas e institucionais, contemplando casamento, sociedade, sistema legal e clero, tendo como base os textos bíblicos e filosóficos que conhecia”, explica.

Outro ponto é abordado pela mestre Flávia Lima em “Defendendo a perspectiva da Mrs. Bennet”. A celebre frase de Orgulho e Preconceito (1813): “Cinco filhas para casar”, da Mrs. Bennet é muito forte, e retrata uma responsabilidade materna da época. Todavia, as atitudes explícitas para tal propósito fazem com que a personagem seja criticada e até ridicularizada por muitos leitores. Mas, sob a lente de um olhar mais tolerante, o que é possível pensar sobre o que Jane Austen queria mostrar com a personagem? Quais eram as responsabilidades das mulheres com filhas para casar? Quais eram o futuro de moças que não se casavam? Será possível conferir essas e outras reflexões durante a palestre.

Sobre as palestrantes:

Adriana Sales é Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Jane Austen pela Universidade de Oxford. Atualmente é professora de inglês e suas literaturas no Ensino Médio e Graduação em Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É fundadora e presidente da Jane Austen Sociedade do Brasil desde 2008.

Marcelle Vieira Salles é escritora, graduanda em Letras com ênfase em Estudos Literários pela UFMG e Mestre em Administração pela FEAD-MG. Trabalha em projetos de planejamento e edição de livros independentes. É membro e palestrante associada à Jane Austen Sociedade do Brasil desde 2011.

Flávia Lima é pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Educação Especial pela UFJF e graduanda em Letras/Inglês pela UNIMONTES. Tem experiência no ensino e em elaboração de materiais para a formação educacional.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestras sobre Jane Austen

“A permanência de Jane Austen” com Adriana Sales

“Referências religiosas em Jane Austen” com Marcelle Salles

Defendendo a perspectiva da Mrs. Bennet”, com Flávia Lima

Data: 18 de julho, às 19h30

Local: Academia Mineira de Letras – R. da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s