Você é viciada em Austen?

Hoje eu vou falar de um assunto que todos nós já percebemos em nosso cotidiano de fãs: somos viciados em Jane Austen! Recentemente conheci a autora Laurie Viera Rigler através de seu site Jane Austen Addict. Laurie escreveu o livro ‘Confessions of a Jane Austen Addict’ (tradução livre: Confissões de uma viciada em Jane Austen). Laurie gentilmente me autorizou traduzir o texto ‘Signs of Addiction‘ – Sinais de Vício.
Sou viciada em Jane Austen – Sinais do vício

* Você se reconhece em alguma destas situações? Se afirmativo, então é hora de revelar!

* Você se esquece de pegar as roupas na lavanderia, mas consegue recitar de cor e salteado a carta do Capitão Wentworth’s para Anne Eliot.
* Seus amigos carregam fotos dos filhos e outras coisas significantes na carteira, enquanto no seu celular tem uma imagem do Colin Firth como Mr. Darcy (ou Matthew MacFadyen, dependendo do seu gosto pessoal).
* Se sua casa está em chamas, você deixa para trás o álbum de fotos da família e seu computador, mas salva sua bonequinha da Jane Austen, a camiseta do Mr. Darcy e o mapa de Bath.
* Enquanto seus amigos fantasiavam sobre o possível vencedor da Copa de 2006, o seu desejo era estar no encontro anual da Jane Austen Society em Tuscon. Contextualizando para as fãs do Brasil: enquanto seus amigos fantasiavam sobre a copa de 2006, você não via a hora de encontrar suas amigas virtuais no próximo orkontro regional.
* Você está com coisas atrasadas no trabalho, escola, organização da casa (complete o espaço em branco de acordo com a sua situação) porque gasta mais da metade do dia visitando os fóruns sobre Jane Austen discutindo se Fanny Price é o exemplo de moral em Mansfield Park ou se é mais chata personagem da história literária.
* Você gasta a outra metade do seu dia nos fóruns discutindo quem é o Mr. Darcy mais bonitão: Colin Firth ou Matthew MacFadyen.
* O ideal de riqueza dos seus amigos é uma casa nas montanhas de Hollywood. Você daria tudo pela primeira edição de Orgulho e Preconceito ou pelo menos uma edição de capa em couro. Falando sério… qualquer uma de nós ficaria feliz da vida com a coleção da Cambridge.
* Você está em uma multidão, numa boate irritante e alguém lhe convida para dançar, você logo responde: “num lugar como esse, seria insuportável” (referência à fala de Mr. Darcy: “At an assembly such as this, it would be insupportable”).
* Você é propenso a fazer citações de romances e filmes, na maioria das vezes fora do contexto (veja citação acima).
* Para seus amigos fazer alguma atividade física significa caminhar ou praticar yoga. Para você é fazer aulas de dança típica da Inglaterra. Quer dizer, se pudesse arrumaria alguém para ir junto com você!

* Sua melhor amiga pensa que você está de brincadeira, apesar de ter visto a última versão de Orgulho e Preconceito duas vezes. Ela, diferente de você, não tem nenhum problema para separar ficção da realidade.

* O seu amado lhe diz que encontraria sua marca favorita facilmente na lojinha mais próxima (com certeza ele não acertará) e acha um absurdo ter que andar de loja em loja porque acha desagradável.

* Você tem apelidos secretos baseados nos personagens de Austen para pessoas importantes em sua vida. Até batiza os animais de estimação em homenagem a um dos personagens. O seu chefe, por exemplo, é o Sr. Noris (referência a tia de Fanny em Mansfield Park). A gata de Laurie se chama Georgiana, em homenagem à irmã de Darcy. Seu marido é o Capitão Harville sempre que ele resolve mexer na caixa de ferramentas, constrói uma prateleira ou pendura um quadro. (E ainda por cima, ele tem que referir-se desse modo também, apesar de nunca ter lido persuasão).
* Você julga os atores e suas respectivas atuações nas adaptações para o cinema e TV dos livros de Austen. Por exemplo, Laurie achou bastante desagradável lembrar-se de Persuasão (1995) quando viu o Ciaran Hinds fazer o papel de um pedófilo na série Prime Suspect series. Captain Wentworth nunca faria tal coisa, ela fez uma tempestade em um copo d’água e logo desligou o DVD. Que vergonha!!
*Por favor, envie seus sinais de vício em Jane Austen! Postarei os meus favoritos aqui no blog! Mas espere, tem mais… amanhã farei um post sobre o artigo de Jeanne Kiefer.
*****
Este post é de direito autoral de Adriana Sales Zardini e Laurie Veira Rigler, se for citar a tradução favor linkar este blog e/ou fazer citação, como abaixo:
ZARDINI, A.S.; RIGLER, L. V. Sou viciada em Jane Austen. Disponível em: www.janeaustenclub.blogspot.com Acessado em: (coloque a data)
Advertisements

27 thoughts on “Você é viciada em Austen?

  1. Mari 14/02/2009 / 8:29 PM

    OMG!!!!!!!Eu me encaixo em praticamente todos os sintomas!!!!!AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHeu já sabia que era viciada, mas ter o diagnóstico assim na lata foi um choque do mesmo jeito O.O

    Gostar

  2. Stephen Fry 14/02/2009 / 9:00 PM

    O ponto com o qual eu mais me identifico é o que diz “você daria tudo pela primeira edição de Orgulho e Preconceito ou pelo menos uma edição de capa em couro”, pois o meu maior vício em se tratando em Jane Austen é comprar diferentes edições do mesmo livro. Sem falar daquela mania de sair baixando tudo quanto é versão para a TV das obras dela.Quanto ao livro “Confessions of a Jane Austen Addict”, uma vez vi para vender no Unibanco Arteplex, de Botafogo, mas não cheguei a comprá-lo. Também acompanhava a Laurie no Twitter, mas como ela nunca atualizava, acabei desistindo dela 😀Beijos.Elaine.

    Gostar

  3. Adriana Zardini 14/02/2009 / 9:14 PM

    Mari,todos somos meio maluquinhas né!?Eu já cheguei a ligar para o meu marido e chamá-lo de Capitão Wentworth!! 🙂 O coitado não entendeu nada!!

    Gostar

  4. Adriana Zardini 14/02/2009 / 9:15 PM

    Elaine, quer dizer que você tem vários livros? Eu também!! 🙂Um dia você me mostra? please? 🙂Sobre a Laurie, eu ainda não a segui pelo Twiter, mas por email ela responde rapidamente!

    Gostar

  5. Fatima 14/02/2009 / 9:58 PM

    Gente eu tenho quase todos os sintomas, e realmente nos choca mesmo Mari. kkkkkkkkkkkkkkkkkkUma vez, eu tinha acabado de rever a série pela milésima vez e quando cheguei na sala fiquei encarando meu esposo, daí ele perguntou o que era e eu respondi: Estou procurando o Mr. Darcy que existe em você.Ele começou a rir e disse que eu estava viciada, ainda amis escrevendo, lendo e respirando fanfics de O&P quase que 24horas.

    Gostar

  6. Adriana Zardini 14/02/2009 / 10:03 PM

    Fátima,acha que todas já fizemos isso alguma vez: olhamos para os namorados, maridos, estranhos na rua (hehehe) e procuramos o Mr Darcy neles!! 🙂

    Gostar

  7. Ana Maria 14/02/2009 / 10:15 PM

    O ministério da saúde adverte: Jane Austen causa dependência!Eu sou uma viciada por Jane Austen! Contudo, este é um vício que não pretendo abandonar, pelo contrário, só pretendo alimentar cada vez mais, afinal de contas, é um vício que beneficia a minha saúde mental.

    Gostar

  8. Adriana Zardini 14/02/2009 / 10:21 PM

    Ana Maria!! Você está sumidaça! Por andas mulher!!?Este vício não merece ser interrompido! Não tem solução!!

    Gostar

  9. karlinha 14/02/2009 / 10:25 PM

    Oi Adri , amiga eu sou totalmente puramente viciada em Jane Austen !!!!!!Eu passo tardes e noites na net procurando várias coisas sobre ela, e sim eu comparo tanta gente com a Fany OMG! ela é tão chata ! escrevi até sobre ela no meu blog de tão chata que achei ela! e sobre as falas do Mr.Darcy de vez em quando eu me pego falando com meu pai sobre ele , papai no entanto não entende essa minha fascinação por Jane Austen(pelo menos não totalmente), contudo ele támbem adora suas histórias e minha mãe meu Deus ela adora Northanger Abbey ela morre de rir com o filme !!!!!!!!!! eu tenho mania de charamar meu pai de SR.Bennet por causa do pai da Lizi….! “elizabth” quando estou brava com ele , sempre chamo ele assim e ele entende! srsrrs adorei amiga ! nota 10000000000 para voê !!!!!!!!

    Gostar

  10. Adriana Zardini 14/02/2009 / 10:30 PM

    Karlinha, nunca pensei em chamar meu pai de Mr Bennet! heheheEu já passei o vício para alguns membros da família, alunos e amigas!! Como uma corrente do bem!!

    Gostar

  11. lucampelo2003 14/02/2009 / 10:46 PM

    Adri,seu blog sempre com artigos maravilhosos!!Putz eu confesso que sou viciada em Jane Austen, mas precisamente em Orgulho & Preconceito. Não vou contar todas os meus vícios não, mas eu AMO o filme O&P 2005. Neste ano de 2009, já assistir 5 vezes ele completo e inúmeras vezes só as partes em que aparece o Matthew Macfayden 🙂Coleciono os livros dela, mas já está nas minhas encomendas (via Livraria Cultura) alguns livros de O&P (em inglês) no qual tem a capa do livro com as fotos dos personagens do filme de 2005. É por isso que eu amei o livro da Ed. Landmark 🙂Também tento colecionar todas as suas adaptações em filmes e buscar sempre por algo mais na internet. bjão!!

    Gostar

  12. Adriana Zardini 14/02/2009 / 10:49 PM

    Lu, e tem como não sabe do seu vício por O&P 2005? Eu era fã do Colin como MR Darcy, mas de tanto você falar do MM eu passei a vê-lo com outros olhos!! 😉

    Gostar

  13. Stephen Fry 14/02/2009 / 11:52 PM

    Adriana, eu ainda estou em Belém e quase todos os meus livros da Jane estão no Rio. Mas, se você quiser, posso procurar na Internet e mandar os links pra você. A minha coleção, infelizmente, não tem nenhuma raridade. São edições da Penguin, Wordsworth, Modern Library, Oxford, Europa-América, Best Seller, Abril Cultural, Landmark, enfim, essas mais conhecidas. Acho que se eu fosse rica seria terrível, pois iria querer arrematar todos os leilões da Jane Austen 😀Beijos.

    Gostar

  14. Anônimo 15/02/2009 / 12:31 PM

    Uauau tb quero ler. Que dia vc me empresta o livro akkaaakakakBjks

    Gostar

  15. Adriana Zardini 15/02/2009 / 12:46 PM

    Anônimo, como vou saber de qual livro você está falando e para quem está se dirigindo? risos

    Gostar

  16. tonks71 15/02/2009 / 2:52 PM

    Meninas, eu não sou, porém sou testemunha do vício.Adriana postou:<>Você gasta a outra metade do seu dia nos fóruns discutindo quem é o Mr. Darcy mais bonitão: Colin Firth ou Matthew MacFadyen.<>Nossa eu já vi tanta confusão por causa disso, é menina arrancando a peruca da outra pra defender o seu favorito, é uma coisa de louco,kkkkk

    Gostar

  17. Rebeca 17/02/2009 / 1:14 PM

    estou quase lá. acho que mais um ano lendo jane austen, fico viciadona! hehehRebeca

    Gostar

  18. Adriana Zardini 17/02/2009 / 6:22 PM

    O vício começa assim mesmo! Você começa lendo um livro, depois outro, em seguida você quer ver todas as adaptações… hehehe

    Gostar

  19. Duda Bennet 18/02/2009 / 9:32 PM

    Ai meu Deus. E eu pensava que era a única do universo viciada desse jeito. rsrsrsrsrsCaramba, eu me encaixo perfeitamente em váários desses exemplos. Vivo chamando minha mãe (pelas costas =x) de sra. Bennet. E até me auto intitulei Bennet. heheheMas ter a JA como vício é uma dávida, num é todo mundo que tem vícios tão inspiradores e maravilhosos assim (leia-se Mr. Darcy e Frederick Wentworth nas entrelinhas…).P.S.: Eu viiiivo procurando em todo mundo características dos personagens da JA. É simplesmente inevitável! kkkkk

    Gostar

  20. Adriana Zardini 18/02/2009 / 10:18 PM

    Duda Bennet, já deu para perceber que você “adotou” mesmo o sobrenome!! 🙂 Nem comente os personagens!! Adoro o Frederick Wentworth!!

    Gostar

  21. Tati Sales 23/02/2009 / 5:05 PM

    OMG!A pouco tempo comecei e me encaixei em partes suficientemente relevantes para me classificar “Viciada”…rsrsrs…Mas é maravilhoso poder se deixar viciar por algo tão bom quanto JA!

    Gostar

  22. Tati Sales 23/02/2009 / 5:05 PM

    OMG!A pouco tempo comecei e me encaixei em partes suficientemente relevantes para me classificar “Viciada”…rsrsrs…Mas é maravilhoso poder se deixar viciar por algo tão bom quanto JA!

    Gostar

  23. Adriana Zardini 23/02/2009 / 5:12 PM

    Oi Thais! Obrigada pela visitinha! E ainda mais por ser a primeira da família que eu trago para o Lado Jane Austen da Força! hehehe

    Gostar

  24. meroSmero 04/03/2009 / 2:54 PM

    Com certeza, mas meu marido não pode saber, ele morre de ciumes, primeiro do Colin e agora do MM.Dê uma olhada no meu blog.Bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s