Emma 2009 – algumas opiniões

Ontem eu terminei de assistir os 4 episódios de Emma 2009. Confesso que fiquei com o pé atrás em relação à escolha do J.L. Miller como Mr. Knightley, mas a partir do terceiro episódio creio que depois da dança no baile, ele me conquistou. Passei a encará-lo como Mr. Knightley, apesar da série ser muito corrida.

Segundo a Valéria, a série é boa, pecou pela omissão do “Brother and sister? No, indeed.” Em sua opinião “é o que dá o tom à interpretação do Mr. Knightley. Além disso, não colocaram Emma tentando falar o nome dele… A única que traz é a série de 1972“.
Mais adiante publicarei minhas impressõe sobre Emma, primeiro preciso fazer um screencap de uma cena que me encantou.
Quem nos visitou hoje também foi a Vic do Jane Austen World e deixou suas impressões sobre Emma 2009:
“The 3rd and 4th episodes made up for the first two episodes, which people liked less. This is a good adaptation, but the script uses very little of Jane Austen’s dialogue. I began to like Jonny Lee Miller in the 3rd episode, and I began to like Romola Garai in Episode 4. Michael Gambon is not given enough scenes and I found his Mr. Woodhouse too forceful. All and all, I give this series three stars out of four“.
“O terceiro e quarto episódios foram melhores que os dois primeiros (os quais as pessoas gostaram menos). Esta é uma boa adaptação, porém o script usa muito pouco dos diálogos de Jane Austen. Eu comecei a gostar de Jonny Lee Miller a partir do terceiro episódios, e comecei a gostar de Romola Garai no quarto episódio. Michael Gambon não participa de muitas cenas e achei que ele como Mr. Woodhouse foi muito forçado. Dou 3 estrelas em 4 para esta série.”
***
Para retribuir a visita de Vic, fui ao Jane Austen World e descobri que ela está muito feliz porque o blog é um sucesso e já está prestes a alcançar 1 milhão de visitas! Parabéns querida! Para festejar, Vic deciciu dar alguns presentinhos para quem deixar um recadinho por lá. Janeites brasileiras não se preocupem, ela promete enviar um presentinho (um livro) para os fãs de Austen de outros países. Lembre-se é apenas um livro para os fãs fora dos EUA, mas vale à pena tentar e prestigir a amiga Vic.
Anúncios

14 thoughts on “Emma 2009 – algumas opiniões

  1. Elaine 28/10/2009 / 7:25 PM

    Olha, tenho minhas reservas com relação a essa série. O pouco uso do texto da Jane Austen, algumas adaptações infelizes que Sandy Welch fez (colocar a Emma toda amiguinha da Jane Fairfax, o fim!) realmente não me agradaram. E o Jonny Lee Miller não conseguiu me conquistar como o sr. Knightley, sorry. Ele realmente melhorou a partir do terceiro episódio (o discurso do “badly done, Emma!” ficou muito bom), mas ainda não é o Knightley que imaginei quando li o romance. Pra falar a verdade, ainda não houve uma adaptação que trouxesse um Knightley que me agradasse… (o que chegou mais perto disso foi o Mark Strong).

    Gostar

  2. Stephen Fry Brasil 29/10/2009 / 10:25 AM

    Olha, apesar de também achar que eles poderiam ter usado bem mais os diálogos originais, gostei bastante da série. Logo de cara amei a Romola Garai como Emma; do Jonny Lee Miller comecei a gostar no segundo episódio. Não entendi o por que da Vic ter achado o Michael Gambon “forçado”, pois amei a interpretação dele. Ah, também gostei do teu marido como Mr. Elton 😀

    Beijos.

    Gostar

  3. Adriana Zardini 29/10/2009 / 11:35 AM

    Elaine Valente, eu achei o personagem do Michael Gambon meio apagadinho, mas a atuação dele foi muito boa!

    Quanto ao ´meu marido´(hehehe) eu também gostei muito, principalmente antes de virar capacho da Cristina Cole! hehehe

    Gostar

  4. Adriana Zardini 29/10/2009 / 11:38 AM

    Elaine Pinto, vc já viu a de 1972, parece que é mais fiel, mas a Valéria disse que os atores são mais velhos para os papéis.

    Gostar

  5. Stephen Fry Brasil 29/10/2009 / 1:30 PM

    Adriana, de tanto falarem resolvi baixar a versão de 1972. Pra mim nem sempre fidelidade à obra é sinônimo de qualidade, principalmente em se tratando das adaptações das décadas de 70 e 80. Mansfield Park de 1983 é uma das poucas que realmente gosto desse período. Vamos ver se a Emma da década de 70 faz a minha cabeça. De qualquer maneira, tenho vontade de comprar aquele box que você comentou no post passado, muito mais por vício do que por outra coisa rsrsrs. A propósito, creio que, entre as lojas brasileiras, a que vende mais em conta (mas nem tanto) é a CD Point. Depois dá uma olhada lá.

    Gostar

  6. Lord Daniel 30/10/2009 / 12:22 AM

    Mr. Knightley deve ser o protótipo da sensatez. Ele chega a ser mais ajuizado que Darcy! Se o ator falha em passar isso, não fica legal. Mas não vi essa série ainda para formar uma opinião sobre as atuações.

    Gostar

  7. Lord Daniel 30/10/2009 / 12:22 AM

    Mr. Knightley deve ser o protótipo da sensatez. Ele chega a ser mais ajuizado que Darcy! Se o ator falha em passar isso, não fica legal. Mas não vi essa série ainda para formar uma opinião sobre as atuações.

    Gostar

  8. Camila Muradas 30/10/2009 / 11:16 AM

    Sim, também acredito que os assunstos não são fúteis. Porém, questões como casamento são vistos como possibilidade de ascensão na renda e melhoria de qualidade de vida pelos personagens do livro, principalmente pela Mrs. Bennet.

    E é por isso que o livro é tão bom. Por retratar a mentalidadae feminina da época e contar a história de uma jovem que era exceção no meio de todas da família: Elizabeth.

    Obrigada pelo comentário no meu blog!

    Gostei muito do seu também… Só uma pergunta: pra você, qual é o melhor livro da Austen? Qual você mais gostou?

    Atenciosamente,
    Camila

    Gostar

  9. Adriana Zardini 31/10/2009 / 6:54 PM

    Camila, obrigada pela visita!

    O livro que eu mais gosto é persuasion. Não excluo os outros de forma alguma. Mas persuasion é uma obra mais madura de Austen e tem também o pequeno detalhe da carta do Capitão Wentworth! Você já leu?

    Gostar

  10. Adriana Zardini 31/10/2009 / 6:55 PM

    Valéria, a cena que mais gostei é uma cena logo após a declaração e o beijo dos dois. Sabe quando eles estão conversando em um banco no jardim? achei lindíssima!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s