O Batismo de Jane Austen

Voltando ao tema religiosidade e Jane Austen, hoje apresento um pouco mais das minhas descobertas!
Como sabemos, Jane nasceu em 16 de Dezembro de 1775 em Hampshire e seu pai era pastor em Steventon. Abaixo, uma imagem do livro de registros:

Jane foi batizada somente alguns meses após seu nascimento porque as mães daquela época mal saíam dos quartos no primeiro mês de vida do bebê. No caso do nascimento de Jane Austen, por ser dezembro um mês frio e especificamente este mês no ano de 1775 foi surpreendemente frio, os pais da bebê Jane resolveram batizá-laem casa mesmo. Somente em 05 abril do ano seguinte é que levaram a pequena criança para o bastimo na igreja (Tomalin, 1997).
Abaixo uma cópia do registro feito em Hampshire, pertecente a Winchester, Ref. 71M82/PR2.

Transcrição da imagem acima: “Jane Daughter of the Revd Mr George Austen Rector of this Parish, & Cassandra his wife was Privately Baptizd Decr 17th 1775 Rec’d into the Church April 5th 1776”

Tradução: “Jane filha do Reverendo Mr George Austen, pastor desta congregação, & Cassandra sua esposa, foi batizada em casa em 17 de dezembro de 1775 e nesta Igreja em 5 de abril de 1776.”

O trecho acima foi escrito no livro de registros da congregação/paróquia de Steventon, pelo Reverendo George Austen. Este livro de registro contém os batismo (1737-1812), casamentos (1738-1753) e enterros (1738-1812). Neste livro estão incluídos os batismos de Jane Austen e seus irmãos.
*****
TOMALIN, Claire. Jane Austen – A life. Alfred A. Knopf: New York, 1997.
Advertisements

9 thoughts on “O Batismo de Jane Austen

  1. Julianna Steffens 31/03/2009 / 9:55 PM

    adorei seu Blog…descobri ele por acasooo.. tb tenho um blog onde faço resenhas de livros, principalmente Chick-Lits, mais sempre dou um jeitinho de colocar a Jane Austen lá, pq amo ela de paixão ^^De uma passadinha lá =o***http://lostinchicklit.blogspot.comPs: coloquei seu blog na minha lista de blogs que sigo =o***

    Gostar

  2. Julianna Steffens 31/03/2009 / 10:02 PM

    Alias percebi que você posta marcadores de página, assinaturas para forum etc.. no caso eu tb adoroooooooooo mexer no photshop e fiz algumas capas para dvds que não tem ( ou ainda não tinham) aqui no Brasil e que fiz para minha coleção pessoal, são da série de 1995 da BBC de Orgulho e Preconceito, pro filme Jane Austen Book Club e Becoming Jane, e ainda estou trabalhando nas capas de Persuasão, MAnfield Park e A Abadia de Northanger.. Se você quiser eu hospedo as imagens ou te mando por email^^

    Gostar

  3. karlinha 31/03/2009 / 11:18 PM

    Nossa Adriana eu fico tão feliz por estar vendo isto ..Adriana muito obrigado por estas informações!Ahhhhhhhh Tadinha das mães nesta epóca….!Tenho certeza que Jane foi criada com muito amor!Mais um ponto que eu e Jane temos em comum pais “Pastores!”srsrsr

    Gostar

  4. Adriana Zardini 01/04/2009 / 8:05 AM

    Juliana, quanta informação boa! Seja bem vinda ao Jane Austen Club! Com certeza faremos uma dobradinha de idéias e imagens!Abraços,Adriana

    Gostar

  5. karlinha 02/04/2009 / 2:09 PM

    Bom, Adriana não gosto muito e falar de religião nem nada . Mais ..desde que nasci praticamente meu pai é evangélico; Sempre o ajudei desde os 7 anos de idade ..eu canto….faço pesquisas já fiz coral…..e toco um pouco de piano.Bom, o meu pai fundou seu minitério aqui em Brasília :”Assembléia de Deus” -Ministério da Resaturação! Há seis anos atrás.!

    Gostar

  6. Cláudia Cristino 10/04/2009 / 2:07 PM

    Diferentemente da Karlinha, eu gosto de conversar sobre religião…Adriana, você é realmente demais, mais esta informação sobre a Jane!!!

    Gostar

  7. Adriana Zardini 10/04/2009 / 2:22 PM

    Cláudia, foi um “achado” meio sem querer! estava pesquisando sobre outro assunto, quando descobri o site.

    Gostar

  8. karlinha 10/04/2009 / 8:42 PM

    Não claudia eu gosto sim…..assim como estamos falando agora…adri é minha amiga adoro falar com ela sobre tudo! falo quando ..as pessoas “Discutem” sobre religião não me coloqui direito ! desculpe rssrsrsrrsmais sim adoro falar de religião e sou evangélica sim ..e adoro a igreja anglicana!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s