Segundas – Sexismo?

 Hoje é dia de lhes apresentar a Coluna das segundas-feiras: Discussões sobre Orgulho e PreconceitoA sugestão da discussão é da Flávia Oliveira (JASBRA-MG):

Depois das declarações apaixonadas feitas pelo casal Lizzy e Darcy eis que me pergunto…
“-É uma pena que encontre para tudo uma resposta razoável e que eu tenha o bom senso de aceita-la. –reclamando do silêncio de Darcy quando as visitou com o Mr. Bingley.”
E agora respondam: Essa condição de obediência e concordância, seria  um comentário machista ou apenas uma brincadeira de enamorados?


Conheça aqui as outras perguntas da nossa discussão sobre Orgulho e Preconceito

4 thoughts on “Segundas – Sexismo?

  1. Kátia Santos 08/04/2013 / 6:28 PM

    Eu já me perguntei se a Elizabeth não deixou seus “witty comments” de lado depois q casou com o Darcy. Especialmente na hora q eles finalmente ficam noivos e ela pergunta o q ele acha sobre o noivado da Jane com o Bingley e ela não faz uma brincadeira com ele pensando q ele ainda não ta preparado pra isso. Ficou parecendo q ela iria sempre pensar desse jeito. Mas no final a narradora comenta da surpresa da Georgiana com a forma q a Elizabeth age com o Darcy, o q dá a entender q a Elizabeth realmente só deu uma trégua.
    Mas voltando a fala especificamente mencionada, acho que era pra ser uma piada de namorados, e até uma menção a Caroline, q vivia concordando com tudo q o Darcy falava, acho q ela tava zuando disso.

    Gostar

  2. Flavia Oliveira 09/04/2013 / 9:00 PM

    Eu penso que Austen quis mostrar com esse comentário, que no final,mesmo depois de tanta coragem e personalidade, o casal tem o mesmo final ;um fazendo o outro feliz e muitas vezes tendo que ser mais flexível com ideias antes formadas.

    Gostar

  3. Rafaela Lopes 10/04/2013 / 12:02 AM

    Então, eu sempre achei que ela estava zoando. Como a Kátia comentou, até pq tem uma parte no finalzinho que ela faz isso de novo em relação a forma que Darcy escrevia, e ela ainda faz isso citando Caroline. Enfim né cada um interpreta como quer, mas eu acho que foi só brincadeira msm.

    Gostar

  4. Madalena 29/04/2013 / 10:30 PM

    É apenas uma brincadeira por parte de Lizzy. Acho que ela não mudaria somente porque se casou c/ele, pelo contrário, se foi essa forma diferente dela agir e falar que fizeram c/que Darcy se apaixonasse por ela.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s