Quartas – Minha história com Jane Austen: Bianca Rossato

Prezados leitores, hoje é dia da Coluna das quartas-feiras: Minha história com Jane Austen! 
Com vocês: 
Bianca Rossato (JASBRA-RS)
Ao contrário de grande parte das colegas da Jane Austen Sociedade do Brasil, eu não conheci as obras austenianas na adolescência, o que é uma pena. Assim mesmo, “antes tarde do que mais tarde”, como dizia uma amiga. A primeira obra que li foi Orgulho e Preconceito, já no fim da faculdade de Letras (infelizmente, aqui no Brasil, em cidades menores o foco é muito restrito à literatura brasileira apenas), depois de a professora ter mostrado trechos da versão fílmica de 2005. Eu sentia a necessidade de expandir minhas leituras, ainda restritas. Quando li P&P, foi amor à primeira vista e as minhas “primeiras impressões” não estavam erradas!!! Intrigava-me muito o posicionamento intelectual mais independente de Lizzy Bennet (embora eu ache que tenho mais um estilo Jane Bennet ou Elinor Dashwood).
Quando estava em vistas de completar a faculdade, precisando organizar um projeto para a monografia, uma professora de literatura me entregou nas mãos Orgulho e preconceito e zumbis. Eu fiquei meio apavorada com a idéia, mas pensei “vamos ver qual é a desse cara!!”. Foi interessante, porque pessoalmente eu andava precisando eliminar alguns zumbis da minha vida. Com esse trabalho fui ao Rio de Janeiro participar de um evento sobre o insólito na literatura, na UERJ. O que é mais insólito do que zumbis em uma obra austeniana? Lá, tive o prazer de conhecer a Adriana Zardini e algumas meninas da Jasbra e, assim, entender um pouco mais qual era a dimensão do impacto do trabalho de Jane Austen. Lembro-me que naquela viagem, visitei a livraria da Travessa (que perdição!!) e me perdi comprando as obras dela e da Virginia Wolf. Eu queria a livraria inteira!!


Durante o IV Encontro Nacional da JASBRA (2013)

De lá para cá, a paixão cresce a cada leitura e a cada produção fílmica que acompanho. (Perdoem-me as fãs da produção da BBC, mas o Mathew Mcfayden e o Mr. Darcy do The Lizzy Bennet Diaries, são os meus preferidos!!! – embora eu confesse que desenvolvi uma recente “crush on” Mr. Wentworth). Jane Austen é minha companheira das horas vagas e, se tudo der certo, das minhas horas de estudo, agora que estou voltando a estudar! Até meu “namorido” já sabe que a Jane Austen está entre nós!!

Coleção da biblioteca de Bianca Rossato
Anúncios

6 thoughts on “Quartas – Minha história com Jane Austen: Bianca Rossato

  1. Renata Céli 03/04/2013 / 2:04 PM

    Adorei a história, Bianca!!! =)

    Gostar

  2. Thalita Carvalho 04/04/2013 / 12:18 AM

    Que legal sua história com a Jane Austen, Bianca. Realmente, antes tarde do que nunca! Mas o que quero comentar mesmo sobre o que falou é a parte final. Assino embaixo, perdão para as fãs da adaptação de 95 da BBC, mas o Mr. Darcy do filme de 2005 e do LBD são beemmm melhores!

    Gostar

  3. luciennemachado12 04/04/2013 / 7:56 AM

    Que história bacana Bianca! E sim, quem não fica arrebatado,reparem que disse “O”, não quero reclamações… hehehe, com P&P e com Jane Austen e toda sua obra!

    E posso dizer ainda,que gostei muito,no Encontro Nacional de sua palestra sobre JA e os zumbis,nos estimulando a ter, quem sabe,um outro ângulo de visão sobre o livro.
    Obrigada por dividir aqui sua história! Bjos!

    Gostar

  4. Tati Krempser 04/04/2013 / 6:51 PM

    Adoro ler essas histórias…

    E o meu Mr. Darcy preferido também é o Matthew Macfadyen (embora adore o Colin Firth…).

    Gostar

  5. Flavia Oliveira 05/04/2013 / 10:35 AM

    A sua história,embora tenha algumas coisas em comum com a minha,se difere pela paixão que desenvolveu pelas adaptações que nem sempre são bem vistas pelas fãs. Eu mesma prometi de ler O&P e os Zumbis depois de vê-la descrever com tanto amor o mesmo. Amei sua história.

    Gostar

  6. Kathy 05/04/2013 / 6:21 PM

    Ótima história, Bianca!! É muito bom descobrir como cada uma descobriu a Jane Austen.

    E tenho que dizer que prefiro o Colin Firth!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s