O Retrato de Mrs. Q

O retrato de Mrs. Q

A capa da mais recente tradução do livro Persuasão, lançado pela editora Martin Claret (que Adriana Zardini comentou aqui), chamou a nossa atenção. Trata-se de um retrato intitulado Mrs. Q ou Portrait of a Lady (desenho de J.F.M. Huet-Villiers e gravura do poeta inglês William Blake), exibido esse ano no Morgan Library and Museum de Nova York, como parte da exposição A Woman’s Wit: Jane Austen’s Life and Legacy. A pintura – que representa Mrs. Harriet Quentin, esposa de um certo Coronel Quentin e amante do então Príncipe de Gales – desperta a curiosidade pelo fato de ter sido considerada por Jane Austen como a imagem mais próxima que ela tinha em mente da personagem Jane Bennet, de Orgulho e Preconceito. Em 24 de maio de 1813, Jane, hospedada na casa do seu irmão Henry, em Londres, escreveu para sua irmã Cassandra:


Henry e eu fomos à Exposição em Spring Gardens. Não é considerada uma boa coleção, mas gostei muito – particularmente (por favor, conte a Fanny) de um retrato da Sra. Bingley, muito parecido com ela. Tive ainda a esperança em encontrar um de sua irmã, mas não havia nenhuma Sra. Darcy, talvez eu a encontre na Grande Exposição, para a qual devemos ir, se tivermos tempo (…) O retrato da Sra. Bingley é exatamente igual a ela: tamanho, formato do rosto, as feições e a suavidade; nunca vi tamanha semelhança. Ela usa um vestido branco, com ornamentos verdes, o que me convence daquilo que eu sempre presumi, que verde era a cor que lhe caía melhor. Ouso dizer que a Sra. D. ficaria melhor de amarelo.

Lady Nelthorpe (miniatura de C.J. Robertson)

No entanto, Deirdre Le Faye, especialista em Jane Austen, em seu livro Jane Jane Austen’s Letters, afima que apesar de Mrs. Q ser provavelmente o retrato ao qual Jane se referia, outras opções não devem ser descartadas, como as miniaturas do pintor Charles John Robertson (uma delas pode ser vista acima) exibidas na mesma exposição. Quanto à heroína de Persuasão, Anne Eliot, Jane parece não ter deixado nenhuma indicação de qual retrato se aproximaria mais daquilo que ela imaginava.

7 thoughts on “O Retrato de Mrs. Q

  1. Adriana Zardini 12/05/2010 / 9:25 PM

    Elaine, muito obrigada pelo post!! Muita história por trás desta pintura, hein? Parabéns!!

    Welcome back!!

    Gostar

  2. Elaine 12/05/2010 / 9:50 PM

    Obrigada, Adriana. É impressionante como à medida que nós vamos lendo, vamos descobrindo coisas incríveis sobre Jane Austen, não é mesmo?

    Gostar

  3. Luciana 13/05/2010 / 9:27 AM

    Elaine,

    Ótimo tópico! Muito bom descobri particularidades da nossa querida JA e sobre os seus livros.

    Eu comprei este livro e achei a capa mais bonita das livros da JA publicado por esta editora.

    Gostar

  4. Adriana Zardini 13/05/2010 / 10:07 AM

    Luciana, se eles soubessem que esta é ´cara´da Jane Bennet poderiam ter usado na capa de Orgulho e Preconceito, não é mesmo?

    Gostar

  5. evellyn 14/05/2010 / 9:00 AM

    Nossa é muito interessante imaginar Jane Bennet,como Jane Austen imaginava.
    Ótimo post.
    Bjaoooo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s