Cozinhando com Jane Austen

Navegando pela net eu encontrei alguns livros sobre culinária e sobre chás, todos relacionados à Jane Austen. No meio de livros em inglês, acredite, tem um livro em português de Portugal!! ‘ 🙂
Cozinha da Sensibilidade e do Bom Senso

Preço: 13 Euros
Autora: Ana da Costa Cabral
Na linha de A Cozinha do Senhor dos Anéis, a autora preparou um livro que recria os ambientes culinários presentes em todos os romances de Jane Austen. Cozinha da Sensibilidade e do Bom Senso – Cozinha da Jane Austen é um livro único em Portugal, é uma investigação sobre a gastronomia e tradições do séc. XIX, adaptado à realidade moderna.Lado a lado com a receita surge uma citação, como é habitual na colecção Receitas da Avó Rosalina — Série Especial.

Tea with Jane Austen (chá com Jane Austen)

Preço: 11,53 dólares
Autora: Kim Wilson
Entre as muitas atrações para os leitores modernos de Austen estão os detalhes domésticos que tanto embelezam seus romances, além disso, quer algo mais delicioso que um chá? O chá não era apenas uma bebida nos tempos de Austen, mas também um ingrediente chave para rituais sociais, e suas cartas e livros estão cheios de referências a respeito da compra, preparo, como eram servidos e bebidos os chás. Neste livro, os leitores encontrarão diversas citações de Austen sobre chás, além de uma excelente pesquisa sobre o chá na época de Jane e sobre a maneira como este era tomado em diferentes horas do dia e ambientes variados.

Cooking with Jane Austen (Cozinhando com Jane Austen)



Preço: 44 dólares

Autora: Kirstin Olsen
A comida é um dos elementos centrais em seus romances, assim como era algo comum na Inglaterra nos tempos de Austen. Assim como suas estórias continuam cativando leitores modernos, seu mundo repleto de cafés da manhã e banquetes capturam a imaginação dos leitores contemporâneos. Muitos dos fãs de Austen com certeza sentiriam muito prazer em recriar refeições descritas nos livros de Austen, do mesmo modo que alunos do ensino médio apreciarão os trabalhos de Austen aprendendo também sobre tradição culinária. O livro transporta o leitor, através de 200 receitas, à Inglaterra de Austen and traz este mundo às nossas cozinhas. O livro traz capítulos introdutórios a respeito de cozinha e alimentação na época de Jane Austen. Em seguida apresenta capítulos sobre carnes, frutos do mar, doces, pastas e bebidas. Cada capítulo inclui citações de Austen e citações de livros de culinária da época, acompanhados de receitas modernas fáceis de seguir.
The Jane Austen Cookbook (O livro de culinária de Jane Austen)

Preço: 17,95 dólares
Autores: Maggie Black e Deirdre Le Faye
A primeira metade do livro é cheia de análises sobre os amigos, livros e cartas de Austen. A segunda parte contém as receitas, as quais em sua grande maioria foram adaptadas para a culinária moderna. O que foi mais difícil de se adaptar foi a torta de pombo! O trabalho de Maggie Black e Deirdre Le Faye oferece uma deliciosa visão da vida social e costumes da Inglaterra do século 19.

***

* Traduções do inglês para o português realizadas a partir dos textos disponíveis no site da ww.amazon.com

Advertisements

10 thoughts on “Cozinhando com Jane Austen

  1. Elaine 04/02/2009 / 6:35 PM

    “Na linha de A Cozinha do Senhor dos Anéis…” Como assim, cozinha do Senhor dos Anéis?! 😮

    Gostar

  2. Adriana Zardini 04/02/2009 / 9:47 PM

    Elaine,a autora já escreveu diversos livros de culinária. Um deles baseado em raízes, ervas etc…Aqui está o resumo do livro, A cozinha do senhor dos anéis:Sam atarefou-se com as suas caçarolas. «Do que um hobbit precisa, para cozinhar coelhos», pensou, «é de algumas ervas aromáticas e raízes, sobretudo batatas… para não falar de pão.» J. R. R. Tolkien, em O Senhor dos Anéis II — As Duas TorresTolkien criou os livros mais lidos do século XX e do começo do século XXI — a trilogia de O Senhor dos Anéis. Criou um universo de raiz, a Terra Média e povoou-o com várias raças. Mas… e o que é que comiam essas raças? Conheça agora a cozinha dos Hobbits, dos Elfos, dos Ents, dos Anões e dos Orcs e dos Homens. Receitas antigas, com um sabor místico e mágico que podem abrilhantar qualquer refeição e fazer as delícias dos seus filhos, familiares e amigos.Não deixa de ser curioso, não é mesmo? 🙂

    Gostar

  3. Adriana Zardini 04/02/2009 / 10:38 PM

    Meninas, confesso que meu deu vontade de preparar um dos pratos, os doces de preferência!! 🙂

    Gostar

  4. Vivi Bastos 04/02/2009 / 10:42 PM

    Uau! Eu que não entendo patavina de culinária, me atreveria umas arriscadas na cozinha, viu? Apetitoso!Beijos

    Gostar

  5. Adriana Zardini 04/02/2009 / 10:45 PM

    Vivi, não se preocupe! estamos no mesmo barco! A minha sorte é que o sangue mediterrâneo de meu marido não nos deixa passar fome!! kakaka

    Gostar

  6. Carolina 05/02/2009 / 8:34 AM

    Que legal! Nunca imaginei que tivesse livros sobre culinária a la Austen!!!Gostei muito dests trecho, pois é justament enisso que eu pensava enquanto via os livros: “Muitos dos fãs de Austen com certeza sentiriam muito prazer em recriar refeições descritas nos livros de Austen…”

    Gostar

  7. Renata 05/02/2009 / 3:08 PM

    Esse post culinário me faz lembras de quando estou no centro do Rio a tarde e passo na confeitaria Colombo para tomar um café ou um chá.O ambiente é magnífico.

    Gostar

  8. Adriana Zardini 05/02/2009 / 7:51 PM

    Renata, conheço apenas a confeitaria colombo do Forte de copacabana, a loja do centro conheço apenas por fotos. Mas já imagino como deve ser bonito por lá!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s