JASBRA na UFRJ

Olá pessoal,
estive no Rio de Janeiro, na semana passada, para apresentar um relato de experiência sobre o uso pedagógico dos fóruns de discussão. Como estamos utilizando um fórum para discussão dos livros de Austen, resolvi apresentar a nossa proposta. Meu trabalho foi apresentado durante o III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), realizado nos dias 27 e 28 de maio, na Faculdade de Letras da UFRJ.
O título da comunicação: Uma proposta de discussão literária on-line: relato de experiência do Jasbra (Jane Austen Sociedade do Brasil)
O resumo:
A proposta deste trabalho é apresentar um relato de experiência a respeito do uso de fóruns para a discussão de literatura. Inicialmente serão realizadas algumas considerações a respeito do uso de fóruns como ferramenta pedagógica e suas vantagens para tutores e participantes. Será apresentado um projeto de discussão de literatura da JASBRA (Jane Austen Sociedade do Brasil) que tem como objetivo analisar e discutir os livros da autora inglesa Jane Austen e propiciar aprendizagem colaborativa em rede. Trata-se de um projeto iniciado pela autora deste trabalho com um grupo de pessoas interessadas em discutir a obra de Jane Austen, caracterizado por ser um ambiente informal de aprendizagem, onde qualquer pessoa interessada pode participar desde estudantes de Letras, donas de casa, executivos e profissionais de outras áreas. Do ponto de vista pedagógico, os fóruns de discussão podem ser utilizados como elementos de organização do estudo de determinado tema ou texto, como espaços de socialização e fortalecimento de relações sociais, entre outros. Finalmente, serão apresentadas as conclusões até o momento e possíveis sugestões para profissionais da educação.

Algumas imagens do evento:

 

11 thoughts on “JASBRA na UFRJ

  1. Atenais 01/06/2010 / 12:14 PM

    Como sempre, Adriana, sua contribuição para o mundo literário é sempre preciosa.

    Achei sua proposta muito interessante e creio que seria um ganho para todos se esta fosse levada adiante. Espero que você não deixe esta idéia morrer, afinal é um tema pouco explorada que merecia um olhar mais aguçado.

    Gostar

  2. Luciana Viter 01/06/2010 / 12:28 PM

    Parabéns pelo seu trabalho, Adriana, a apresentação foi um sucesso (tive o privilégio de assistir pessoalmente!).

    Gostar

  3. Carolina 01/06/2010 / 1:28 PM

    Adriana,
    Como sempre, você me surpreende!
    É incrível a sua boa vontade e a sua garra pra tornar o JASBRA cada vez mais conhecido!
    Tenho certeza que tudo isso existe por sua causa!!!!!
    Parabéns, mais uma vez! Você tem em mim uma fã!!!!
    Beijos!

    Gostar

  4. Adriana Zardini 01/06/2010 / 1:32 PM

    Carolina, obrigada pelo carinho!
    Mas tenho a dizer que nenhum esforço meu seria recompensado se eu não existissem leitores como você!

    Gostar

  5. Luiza Francisca 01/06/2010 / 6:21 PM

    Realmente a aprendizagem colaborativa não poderia se dar em melhor meio que o da internet. Parabéns, Adriana, pelo empenho em levar esse projeto à frente. Tomara que muitos profissionais da educação vejam esse trabalho!

    Gostar

  6. Célia Costa (Celly) 02/06/2010 / 9:36 AM

    Fantástico Adriana, achei perfeita sua idéia e essa abordagem é mesmo muito apropriada, divulgar os benéficios que a rede pode nos oferecer em termos de aprendizagem é importante,sem falar na divulgação do Jasbra, parabéns pelo excelente trabalho !!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s