Austen Power

Michael J. Fressola fala da exposição no The Morgan Library & Museum (veja aqui o post que fiz) em um artigo para um jornal de Staten Island (um dos grades boroughs de Nova York). O artigo começa assim: A economia deve melhorar, a campanha no Afganistão deve dar resultados, a tecnologia verde (ou preocupação com o planeta) deve conter as mudanças climáticas, as redes de televisão devem sobrevivem. Quem sabe…
Mas de uma coisa estou certo: teremos mais Jane Austen no futuro. Mais e mais… Austen, assim como Dickens e Shakespeare e outros autores, são um recurso renovável sem fim.
Seus livros ainda são comprados, lidos e amados. Parecem ser indispensáveis para o cinema e a televisão contemporâneos: eles são refeitos, revisados e estão sempre lançando novas versões.
Michael menciona que nos últimos quinze anos, desde Razão e Sensibilidade (1995) são realizados filmes e séries com bastatne êxito, inclusive até cita a versão indiana Bride and Prejudice.
Além dos filmes e séries para tv, Michael também menciona os mash-ups: Pride and Prejudice and Zombies, Sense and Sensibility with Sea-monsters e os sucessos como The Jane Austen Book Club, Bridget Jones’s Diary.
Falando de fatos mais concretos, Michael sugere uma visita ao the Morgan Library & Museum para todos verem de perto as cartas e manuscritos de Austen.  Diz também que mesmo nos domingos à tarde e nos dias chuvosos (considerados dias incomuns para uma visita) encontramos a galeria do Morgan cheia de admiradores de Austen, de todas as idades, gêneros e raças.
As paredes estão cheias de ilustrações e quadrinhos, mapas e edições raras dos livros de Austen. Além de ilustrações hilárias de Isabel Bishop (prometo fazer um post sobre ela).  Michael encerra o artigo falando das maravilhas da exposição e deixa uma pergunta: Quem você convidaria para uma festa se a convidada de honra fosse Jane Austen? O autor sugere que de um leque de oportunidades Freud seria uma idéia interessante! Mas concorda que Fran Leibowitz é a melhor resposta – ela tentaria ficar com Jane só para ela! E você o que acha?
Um pouco mais sobre a exposição da The Morgan Library:
Créditos das fotos: Annie Sciacca – NYnews
Anúncios

2 thoughts on “Austen Power

  1. Luciana 16/01/2010 / 12:28 AM

    Nossa como eu gostaria de conferir ao vivo e a cores esta linda exposição.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s