A Leitura e os Leitores em Jane Austen

Hoje apresento para vocês uma dissertação de mestrado da amiga Renata Cristina Colasante, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2005). Como alguns não devem saber, as dissertações de mestrado e teses de doutorado devem ser disponibilizadas online para que as pesquisas atinjam um número maior de pessoas.
Com esse objetivo, apresento o estudo de Renata: A Leitura e os Leitores em Jane Austen. Abaixo o resumo do trabalho:
Aclamada pela descrição que faz da sociedade de sua época, pela força de sua narrativa e pela interação entre as personagens, ganhando a admiração de leitores e críticos desde a publicação de seu primeiro romance até os dias de hoje, Jane Austen escreveu, além de alguns trabalhos menores, seis dos mais importantes romances da literatura inglesa.

Apesar da existência de uma vasta literatura sobre a obra da autora, uma questão passou ao largo da crítica: a presença da leitura em sua ficção. Antes mesmo de ser escritora, Jane Austen sempre foi uma ávida leitora e faz uso deste conhecimento em todos os romances, seja por meio de alusões a outras obras de ficção e não-ficção de vários gêneros distintos através da voz de seus narradores ou personagens, seja pela menção direta a nomes de romancistas, poetas, dramaturgos e outros escritores. Porém, o que chama atenção em seus romances não é somente este diálogo que Jane Austen estabelece com seus antecessores ou contemporâneos. Há algo de grande relevância na caracterização de suas personagens que merece uma atenção específica: sua atividade como leitores. O objetivo desta dissertação é verificar que noções de leitura e de leitor são figuradas por Jane Austen em dois de seusromances mais representativos desse tema: Northanger Abbey e Mansfield Park.

Renata discute dois temas:
Catherine Morland e a ilusão em torno do romance
Fanny Price: um modelo de leitora
* Em breve publicarei aqui no blog mais assuntos relacionados às suas pesquisas e Austen.
Anúncios

4 thoughts on “A Leitura e os Leitores em Jane Austen

  1. Jaini Manoela 13/11/2009 / 10:38 AM

    Há tempos eu procurava uma dissertação/tese sobre a Jane para ler. Li toda a introdução ontem à noite e achei muito interessante a pesquisa da sua amiga.
    Aliás, eu muito aprecio leitores e leitura nas próprias obras literárias. Além de ser maravilhoso encontrar personagens que compartilham conosco o amor pela literatura, acho essa estratégia muito enriquecedora para o próprio livro.

    Gostar

  2. Adriana Zardini 13/11/2009 / 10:50 AM

    Jaini, eu acho que esse tipo de estudo enriquece muito a obra e compreensão do texto como um todo. Afinal de contas, os debates contribuem muito para o nosso crescimento como leitores e fãs.

    Gostar

  3. Stephen Fry Brasil 13/11/2009 / 6:40 PM

    Li a introdução e gostei muito. Achei ótima a escolha do tema e a autora escreve de maneira clara e fluente, o que faz com que dê vontade de ler sem parar. Seria muito bom se virasse um livro.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s