Segundas – Mrs. Bennet faz distinção entre as filhas?

Hoje é dia de lhes apresentar a Coluna das segundas-feiras: Discussões sobre Orgulho e Preconceito



Que tal discutirmos a relação entre a Mrs. Bennet e suas filhas? 
Ela trata Elizabeth bem diferente da maneira como trata Lydia? 


Conheça aqui as outras perguntas da nossa discussão sobre Orgulho e Preconceito

10 thoughts on “Segundas – Mrs. Bennet faz distinção entre as filhas?

  1. Thais Amadio 13/05/2013 / 2:24 PM

    Sim! Acho que ela tem preferência pela Jane, por ser “a mais bela”…e não esconde…

    Gostar

  2. Iana Otoni 13/05/2013 / 2:34 PM

    Sim, faz distinção entre as filhas sim.
    Da mesma forma que acho que o sr Bennet tem preferência pelas 2 primeiras.

    Gostar

  3. Renata Ribeiro 13/05/2013 / 10:32 PM

    Com certeza. Acho que ela tem uma preferência pela Lydia, por ter um caráter mais parecido com o dela. E também pela Jane, por ser a mais bonita e, pelo que ela pensava, seria a primeira filha a se casar e finalmente realizar o sonho de ver uma filha casada.
    Em relação à Elizabeth, acho que a antipatia dela da semelhança entre ela e o Sr. Bennet. O tom mais irônico.

    Coitada da Mary, excluída da sociedade.

    Gostar

  4. Léticia Leticia JA 14/05/2013 / 3:03 PM

    Para mim a Sra Bennet tem sim suas preferências…
    É meio que óbvio que as duas que tem mais atenção na casa são Lydia e Jane. Eu não sei por que, depois que li o livro fiquei com a impressão que essas duas filhas eram as preferidas da Sra Bennet por que eram as mais parecidas com ela.
    Jane além de ser a mais velha, e a mais gentil das filhas ( sinceramente, é impossível não gostar da Jane, eu a amo de paixão!) no meu pensamento, a Sra Bennet gosta dela por ser a mais parecida na questão de aparência. Para mim Jane devia lembrar a Sra Bennet na juventude. Já Lydia era a mais parecida com a Sra Bennet na questão personalidade. Para mim elas eram as favoritas por serem semelhantes.
    Já Mary e Kitty eram as excluidas, a Sra Bennet amava elas, e sabia que estvam ali, porém se falassem algo ou não, não faria diferença. Elas eram as esquecidas. Tanto que ela faziam de tudo para chamar a atenção, Mary tentando ser prendada e Kitty imitando a filha favorita, Lydia.
    Já Lizzy para mim era a que a Sra Bennet mais reprovava pois Lizzy não queria se deixar moldar pela sociedade, e além disso era ironica e sarcastica como o pai, e essas duas coisas a Sra Bennet não intendia.
    Essa é minha visão da Sra Bennet.

    Gostar

  5. Madalena 14/05/2013 / 10:13 PM

    Mrs.Bennet gosta mais de Lydia porque é a sua imagem quando moça.A própria Mrs.Bennet fala que adorava uma farda em seus tempos de mocidade e que chorou semanas quando o regimento foi embora.As duas são tolas e fúteis.Lydia tinha fugido c/ Wickham e morado c/ele sem se casar e a mãe preocupada c/seu enxoval e em que loja comprar roupas.Lydia por sua vez comprou um chápeu que sabia que era feio só pelo gosto de comprar.Uma é espelho da outra!
    Quanto a ela preferir Jane é por causa de sua beleza e a certeza de que irá fazer um casamento vantajoso por causa disso. Por isso investe em Jane quando Bingley chega a cidade.Quando finalmente Jane fica noiva Mrs.Bennet diz:”…eu sabia que você não era tão bonita a toa.”Sendo tão bonita ela iria se casar bem e salvar a família.
    Quanto a Lizzy, na minha opinião ela não gostava tanto porque a mesma era muito parecida c/Mr.Bennet.Os dois são sarcásticos e irônicos.E também porque Mr.Bennet prefere Lizzy a Lydia, chamando essa última muitas vezes de uma das garoas mais tola do país.Depois que recusou Mr.Collins então caiu em desgraça aos olhos de Mrs.Bennet.
    Kitty e Mary então não existem,são tão apagadas que Mrs.Bennet só ralha c/as duas, parecem mais um estorvo em sua vida já que não tem a beleza de Jane e nem a espiritualidade de Lydia.

    Gostar

  6. Tatiana Resende Felix Batista 15/05/2013 / 10:26 AM

    Para botar “lenha na fogueira”, acho q as mães acabam tendo suas preferências com relação a um filho ou outro, e no caso da Mrs. Bennet não seria diferente. Lydia é praticamente como se diz “imagem e semelhança” dela, enquanto Lizzie não se parece em nada, recusa pedidos de casamento, não é fútil, para resumir, é muito mais parecida com o pai!!! E isso sem dúvida incomoda Mrs. Bennet, afinal naquela época uma moça com pensamentos demais não era muito bem vista!Ouso dizer que seria pior do que ser uma “cabecinha de vento”!

    Gostar

  7. ETI 20/05/2013 / 2:15 PM

    acredito que ela não faça distinção entre as filhas, acontece pelo pouco que conheço da parte histórica da época,mrs. bennet, acaba por passar essa imagem,por que era de costume casar primeiro a mais velha, portanto jane era alvo de seus dons de casamenteira, acredito se a história tivesse ocorrido de outra forma, logo após de casar a jane, ela teria as mesmas atitudes para com lizzie e assim suscetivamente.

    Gostar

  8. Tully+Israel=Raquel+Miguel 23/05/2013 / 2:44 AM

    Creio que era uma coisa natural, se apegar às filhas mais “parecidas” com ela, e se incomodar com a mais diferente dela, Lizzie…Jane era obediente, recatada, linda, como a própria Mrs. Bennet foi um dia…E Lydia certamente herdou o caráter fútil, a grande preocupação em ser aceita pela ala masculina da sociedade, e também temos que levar em consideração que a Lydia era o “bebe” da Mrs. Bennet, e isso sempre gera uma situação de preferência…Lizzie era independente, tinha descaradamente vergonha de ser filha de tal mãe, com pensamento tão fraco…Tinha ciúmes também, pela deferência que o Mr. Bennet claramente nutria com relação a Lizzie…E claramente não entendia como eles podiam ser tão unidos em pensamento e opinião…Ela cuidou bem de todas as filhas, mas certamente faria mais por Lydia que por Lizzie…Ela rapidamente perdoou Lydia por seu casamento arranjado, mas demorou a perdoar Lizzie quando se negou a casar-se com Mr. Collins…Ela nunca entenderia Lizzie…

    Gostar

  9. Biazinha 30/09/2013 / 2:06 PM

    Concordo com a Thais,a Sra Bennet não esconde sua preferência pela Jane,claro por sua beleza,mas não entendo sua complacência com Lydia,será que ela era do mesmo jeitinho quando jovem???

    Isso explicaria o comportamento dela.

    Acho que a implicância com a Lizzie,é pelo fato dela ser mais questionadora e não aceitar tão calmamente os arroubos da mãe.

    #MinhaOpinião

    Gostar

  10. luciennemachado12 30/09/2013 / 2:37 PM

    Não sei se seria a questão de dizerque preferia,talvez afinidade seria melhor. Uma mais parecida pode ter um tratamento especial,acho que no caso específico da senhora Bennet,gosto muito de lembrar sempre,que os destemperos dela,está ligado ao contexto da sociedade da época, na minha opinião,alguns exageros mas não podemos esquecer disso!! 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s