Aprendi com Jane Austen – Lançamento Editora Rocco

A Editora Rocco acaba de lançar o livro ‘Aprendi com Jane Austen – Como seis romances me ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam’

Autor: William Deresiewicz
Tradução:André Pereira da Costa
ISBN:978-85-325-2681-6
Páginas:256
Formato : 14×21
Valor:  R$ 34,50 site da editora

Leia meus outros posts sobre o livro, aqui.

Sinopse (Editora Rocco):

William Deresiewicz tinha 26 anos quando conheceu a mulher que mudaria sua vida. E, para ele, pouco importava que ela tivesse morrido quase 200 anos atrás. A verdade é que até aquela época, o então estudante de pós-graduação, habituado à leitura de James Joyce e Joseph Conrad, nunca havia desejado ler Jane Austen, o que veio a acontecer meio por acaso e até contra sua vontade. O resultado, porém, não poderia ter sido mais revolucionário. Os romances da escritora inglesa que viveu entre 1775 e 1817, como pontua Deresiewicz, iriam ensinar-lhe tudo o que viria a saber a respeito do que realmente é importante na vida.

Em Aprendi com Jane Austen, Deresiewicz leva o leitor pelo caminho percorrido ao longo dos anos em que escreveu sua dissertação para a conclusão da pós-graduação em literatura, anos durante os quais foi se envolvendo cada vez mais com Jane Austen. Inicialmente, de forma impaciente e desconfiada; depois, entregando-se às histórias contadas por aquela que é considerada uma das mais importantes escritoras de língua inglesa de todos os tempos. Simultaneamente, narra momentos marcantes em sua própria vida a partir da leitura de Austen.

Deresiewicz dedica um capítulo a cada uma das seis obras de Jane Austen. Os livros não são ordenados de forma cronológica, mas de acordo com a ordem das leituras realizadas pelo autor, assim como pelas descobertas feitas por ele ao longo do caminho.

Emma é a primeira obra a ser esmiuçada. Dessa leitura, tira indicações sobre como encarar de maneira mais produtiva o cotidiano. Em seguida, comenta de forma detalhada o clássico Orgulho e preconceito, analisando o comportamento dos famosos protagonistas, Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. Entre a análise literária e observações pessoais, Deresiewicz divide com o leitor as transformações pelas quais foram passando seu pensamento, leitura após leitura.
O contato com seu orientador nada convencional e a leitura de A abadia de Northhanger revelam-se um aprendizado e tanto. Já a importância de ser autêntico é percebida ao ler Mansfield Park. A essa altura, Deresiewicz já está encantado com Jane Austen. Há, porém, ainda muito a ser aprendido, o que se confirma com a leitura de outros dois conhecidos livros da escritora inglesa: Persuasão e Razão e sensibilidade.

Depois desse mergulho no universo de Jane Austen, Deresiewicz não seria mais o mesmo, tampouco sua vida e seu modo de agir diante do mundo. É parte disso que ele procura passar para quem deseja tirar melhor proveito de suas experiências de vida, ou simplesmente descobrir a literatura de Jane Austen, fonte inesgotável de encantamento geração após geração. Não é à toa que a autora permanece entre as preferidas dos jovens e sua obra segue inspirando múltiplas releituras e adaptações, de filmes a histórias em quadrinhos.
Anúncios

16 thoughts on “Aprendi com Jane Austen – Lançamento Editora Rocco

  1. Lulu 01/08/2011 / 6:50 PM

    Ai, meu bolso… se bem que setembro está chegando e com ele meu aniversário… XD

    Gostar

  2. Adriana T 01/08/2011 / 8:27 PM

    Esse livro deve ser muito bom, acho que é meio obrigatório para as fãs né? Tenho que ler.

    Gostar

  3. Adriana Zardini 01/08/2011 / 8:28 PM

    Adriana, o que eu mais fiquei impressionada é com a rapidez que o livro está sendo publicado aqui no Brasil! 🙂

    Ainda quero ler! 🙂

    Gostar

  4. Berna 17/08/2011 / 9:36 PM

    Olá, Adriana!

    Estou ansiosa para ler. Assim que eu terminar “Eu fui a melhor amiga de Jane Austen”, vou começar a lê-lo.

    Um abraço!

    Gostar

  5. luciennemachado12 30/09/2013 / 5:10 PM

    Eu conheço esse livro,ja o li e realmente é muito bom!Ainda mais pq tem a visão de um homem,e isso sempre me interessa saber.A visão masculina de JA,as vezes nos surpreendemos positivamente,como nesse livro! Gostei e recomendo!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s