Vinho Santa Constância e Jane Austen

A Viviana Oliveria do site Vintologias publicou um artigo muito interessante sobre o Vinho Santa Constância (Vin de Constance) e Razão e Sensibilidade. Leia abaixo:





Considerada uma das mais importantes representantes da literatura inglesa, ao lado de Shakespeare, Austen passou toda a sua vida no interior de um diminuto círculo social, formado pela aristocracia rural. Tematizando o dia-a-dia das pessoas comuns, com fina ironia e percepção do ser humano inserido na sociedade da época, Austen introduziu o romance inglês na modernidade. Razão e Sensibilidade é a história de duas irmãs – Elinor e Marianne, respectivamente a “racional” e a “sensível”- , as quais, em razão do falecimento do pai, têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social. Neste trecho do livro, a senhora Jennings, amiga da familia, recomenda o vinho Constantia às duas irmãs, ambas sofrendo de desapontamentos amorosos:

“‘Acabo de me lembrar que eu tenho aqui em casa um dos melhores vinhos Constantia que já provei, e trouxe um copo dele para a sua irmã.  Meu pobre marido gostava tanto! Toda vez que ele tinha cólica ele dizia que o vinho lhe fazia mais bem do que qualquer outra coisa no mundo. Por que não levá-lo para sua irmã.’  “Querida senhora”, respondeu Elinor, sorrindo para a diferença entre as queixas para o qual o vinho foi recomendado, como você é boa’, mas a verdade é que acabo de deixar Marianne na cama e, espero,  dormindo! E como eu acho que nada será de muito serviço a ela, com a sua licença, eu vou beber o vinho eu mesma. 

Elinor, ao engolir metade do cálice de Constantia, refletiu que, embora os efeitos daquele vinho em uma crise de cólicas era, no momento, de pouca importância a ela, seus poderes de cura para um coração desapontado poderiam razoavelmente ser experimentados em si mesma e em sua irmã.

Para continuar lendo o interessante artigo de Viviana, clique aqui.

Anúncios

3 thoughts on “Vinho Santa Constância e Jane Austen

  1. luciennemachado12 30/09/2013 / 5:33 PM

    Que curiosidade e preciosidade,não sabia da existência, agora me animei a procurar,pois adoro os dois,JA e vinho,ler JA com um bom vinho…já estou fazendo planos! hehe

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s