Jane Austen Erótica?

O Sérgio Rodrigues da Coluna Todo Prosa (Veja.com) escreveu um post polêmico sobre o lançamento do livro escrito por Mitzi

Confiram abaixo o post:

Sérgio Rodrigues – Todoprosa
Jane Austen em versão pornô
Agora é definitivo: depois de dar a partida na moda dos mashups com o sucesso de “Orgulho e preconceito e zumbis”, que abriu a porta para a invasão dos clássicos da literatura por criaturas pop variadas, de monstros marinhos a robôs steampunk, Jane Austen acaba de se consagrar como a rainha incontestável da reciclagem literária brincalhona-oportunista. A coroação se dará com o lançamento pela editora americana Cleis Press, mês que vem, de Pride and prejudice: hidden lusts (“Orgulho e preconceito: prazeres ocultos”), obra erótica de uma certa Mitzi Szereto.
A julgar pelos clichês “românticos” acumulados na capa, estamos no terreno daquele erotismo prêt-à-porter dos livrinhos de banca de jornal, e portanto distantes do sexo transgressivo de Sade, Bataille e Rèage, embora Szereto insinue no site do livro (que inclui um clipe chinfrim) a inclusão supostamente subversiva de alguns temperos gays. No site somos informados também de que esse é o romance que Jane Austen teria escrito “se tivesse coragem”. O estilo do material de divulgação sugere prazeres mais humorísticos que eróticos:
Em “Orgulho e preconceito: prazeres ocultos”, todo o elenco de personagens do clássico de Austen é flagrado com as calças desabotoadas e as saias levantadas, numa versão recontada que mostra tudo – e um pouco mais! O Sr. Darcy nunca foi mais danadinho, e a aparentemente casta Elizabeth nunca foi mais quente.
Não se sabe se essa Jane Austen devassa venderá tanto quanto a dos zumbis. Mas, caso se abra um novo filão e os editores brasileiros se animem mais uma vez a explorá-lo, aposto que Machado de Assis e Capitu serão os primeiros da fila.
Anúncios

11 thoughts on “Jane Austen Erótica?

  1. Elaine Rodrigues 10/06/2011 / 9:37 PM

    OMG! Essa adaptação aí é tensa hein… com essa sim Jane Austen se revirará no túmulo.. rsrs

    Gostar

  2. samantaf2010 11/06/2011 / 2:07 PM

    Eu já li um livro chamado Pride and Prejudice: The Wild and Wanton Edition, que também é uma versão erótica do clássico. E sei de outro que tem um romance homossexual entre Darcy/Bingley e Elizabeth/Charlotte Lucas.
    Eu achei terrível, traumatizante para falar a verdade!
    Mas com certeza vou acabar lendo esse aí também.

    Gostar

  3. Fernanda Leite 11/06/2011 / 6:03 PM

    Realmente, com essa versão a Jane Austen com certeza vai se revirar no túmulo… Mas será que a gente não vai acabar vendo a história de uma outra forma? Porque quando eu leio o livro ou assisto a alguma adaptação, dá pra você perceber uma tensão sexual em algumas cenas, mas fica aquela coisa bonita, sabem? Fica, como eu posso dizer, mais condizente com a realidade das personagens, que não eram atiradas nem nada do tipo… E se coloca tudo escancarada, não vai ficar… Vulgar?
    Acho que só lendo mesmo para conseguir formar uma opinião, né? 😀

    Beeijo!

    Gostar

  4. Elisângela 12/06/2011 / 5:31 PM

    Aff……..a única coisa que posso falar……

    Coitada da Jane Austen……o que estão fazendo com sua maravilhosa obra…gente sem criatividade é fogo…não faz nada e ainda estraga os dos outros….

    Gostar

  5. Elaine S. Santana 13/06/2011 / 1:41 AM

    Nossa… em geral eu tento não crucifixar uma coisa que não conheço, mas nesse caso, tenho que dizer: que nojo! O que estão fazendo com a obra da Jane?! Meu Deus. Eu tô realmente chocada com isso. E olha que eu não reclamei dos zumbis! Mas isso é REALMENTE grotesco.

    Gostar

  6. Adriana Zardini 13/06/2011 / 9:29 AM

    Elaine, eu conheço a Mitzi através do facebook e sinceramente eu não imaginava que ela fosse escrever sobre Austen, pensei que ficaria apenas em torno dos contos eróticos.

    Gostar

  7. Renata Tomines 13/06/2011 / 9:46 PM

    Ai Pai!
    Não sou nenhuma purista, e um pouco de tensão sexual e erotismo não faz mal a ninguém, até porque depois do felizes para sempre (e no nosso tempo até antes, Rs) isso é completamente normal.
    Mas misturar com um quadrado amoroso homosexual, ou um Darcy taradão ao extremo a ponto de não conseguir se controlar na frente das pessoas, ou uma Elizabeth ninfomaníaca ou qualquer outra característica que possa mudar completamente as personagens me deixa um tanto revoltada.

    Gostar

  8. orita 03/07/2011 / 1:25 PM

    Sou contra, esse não leio nem a pau! Oras a Jane faz um belo trabalho retratando a época em que viveu e vem uma pessoa e muda tudo? Assim do nada? E ainda tem a audacia de dizer que Jane teria escrito isso se tivesse coragem? Me desculpe mais não creio nisso. Achei o lance dos zumbis bem legal e talz mais poxa virar um romance erotico? Sou contra. Jane só é legal pela forma que retrata a epoca e tipo fazer isso é sacanagem com a obra. Eu só gosto da Jane pela forma como ela ecrevia. Esse eu espero que não venha para o Brasil.

    Gostar

  9. Adriana Zardini 09/07/2011 / 8:09 PM

    Horiatan, o mercado editorial brasileiro é bem complicado. Se eles acharem que este livro fará sucesso, com certeza publicarão! Agora… publicar a juvenília de Austen e uma biografia… nem pensar, não é mesmo?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s