A coleção Bloom’s Modern Critical Interpretations, editada pelo crítico norte-americano Harold Bloom, é uma série com mais de cem volumes que reúne artigos de crítica literária onde são abordadas as grandes obras da literatura ocidental, indo desde a Ilíada, Édipo Rei, Beowulf, Hamlet, Dom Quixote, passando por David Copperfield, Drácula, A Balada do Velho Marinheiro, e chegando a obras contemporâneas como Som e Fúria, O Apanhador no Campo de Centeio, O Senhor dos Anéis, On the Road, e várias outras. Dentro dessa enorme variedade, foi reservado espaço para três obras de Jane Austen: Orgulho e Preconceito, Emma e Persuasão, cada um com uma introdução escrita pelo próprio Harold Bloom e com artigos que abordam diferentes aspectos de cada obra.


Anne Elliot e Rosalinda
O volume que tenho em mãos é o de Persuasão. O texto da introdução contida neste volume foi publicado originalmente no livro O Cânone Ocidental, lançado no Brasil pela editora Objetiva. Nela, destaco a comparação que Bloom faz entre a personagem Anne Elliot de Jane Austen, com a personagem Rosalinda, da peça Como Gostais, de Shakespeare:
“Anne Elliot é para a obra de Austen o que Rosalinda de Como Gostais é para a de Shakespeare: o personagem quase alcança a mestria de perspectiva que apenas a romancista ou o dramaturgo têm acesso, para que toda qualidade dramática do romance ou da peça não seja perdida”.
E complementa:
“(…) até mais do que Hamlet ou Falstaff, que Elizabeth Bennet, ou do que Fanny Price em Mansfield Park, Rosalinda e Anne Elliot possuem praticamente o equilíbrio completo, quase capazes de enxergar tudo o que acontece em torno da peça e do romance (…)”
Abaixo, seguem os títulos e os respectivos autores dos artigos presentes no livro:
Anne Elliot, Cuja Palavra Não Tinha Muito Valor, por Stuart M. Tave
Persuasão: formas de alienação, por A. Walton Litz
O Dote de Anne Elliot: Reflexões sobre o Final de Persuasão, por Gene W. Ruoff
O Pessimismo Radical de Persuasão, por Julia Prewitt Brown
A Natureza do Caráter em Persuasão, por Susan Morgan
No Meio: Persuasão, por Tony Tanner
Persuasão: “O Tom Anti-Feudal dos Dias Atuais”, por Claudia L. Johnson
Persuasão: A Patologia do Dia-a-Dia, por John Wiltshire
Perdido em um Livro: Persuasão de Jane Austen, por Adela Pinch
Sátira, sensibilidade e inovação em Jane Austen: Persuasão e as obras menores, por Claude Rawson.
Os livros podem ser adquiridos no site da Amazon.