Austen e Zibia Gasparetto

Não se assustem! Não se trata de um romance psicografado ou uma nova criação de Zibia Gasparetto! Se abrindo para a vida.
É apenas uma curiosidade! Hoje estive na SBS e vi que lá havia um livro (esqueci o nome agora) com a letra da Austen na capa. Ao visitar o site da Saraiva vi uma promoção do livro de Zibia com a letrinha de Austen também! Interessante!
Outro dia, conversando com a Ana Maria, ela me disse que a fonte da caligrafia de Austen estava em um cd, desses que a gente compra em bancas de revistas, com mais de 2000 fontes!
Outro dia fui compras uns bombons na Cacau Show e lá estava: a letra de Austen de todo tamanho no menu da loja!
Como é que a fonte com a letra de Austen foi parar no mercado publicitário e editorial? Mistério…
Estranho como as coisas se propagam na internet, sem ao menos dar crédito à Pia, criadora da fonte.
Pia é muito gentil e tentou fazer a fonte da letra de Austen com a maior semelhança possível com a caligrafia de autora, podemos usar para qualquer tipo de produção pessoal: blogs, sites, trabalhos acadêmicos, cartões. Mas se você for usar a fonte para criar algo que possa vender, ai a situação muda. Pia informa em seu site que é preciso pagar uma espécie de licença para usá-la para fins comerciais.
No nosso caso, Pia cedeu o uso da letra gratuitamente para o Jane Austen Sociedade do Brasil. Na época que eu estava criando a bolsa e a camiseta da sociedade, enviei um e-mail para Pia e ela me disse que se tratava de uma sociedade de estudos e por isso nós podemos usar gratuitamente! Thanks again Pia!
Anúncios

2 thoughts on “Austen e Zibia Gasparetto

  1. Mi Müller 13/12/2009 / 2:45 PM

    Me indigno de ver esses abusos, uma coisa é fazer uso pessoal outr muito diferente é ganhar dinheiro sobre o trabalho alheio, aqui no Brasil direito autoral chega a ser uma piada. é revoltante. Eu adoro a fonte Jane Austen, fico triste que a criadora, que pelo simples fato de liberar o uso pessoal já se percebe ser generosa não tem o seu trabalho reconhecido. Ótimo post
    estrelinhas coloridas…

    Gostar

  2. Adriana Zardini 13/12/2009 / 3:51 PM

    Mi, o pior é que eu acho que as pessoas/editoras/publicitários que usam a letra nem sequer sabem que devem pagar por ela.

    Adriana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s