Se Jane Austen tivesse um computador

Joan Wickersham escreveu um artigo bem humorado sobre o que Jane Austen faria se tivesse um computador. Bem, ele começa o artigo com a célebre frase: é uma verdade universalmente reconhecida que um escritor entediado e curioso ocasionalmente digitará seu nome no box de pesquisa do site amazon.com, e decidida a fazer isso em uma solitária tarde, acaba descobrindo resultados excessivamente divertidos.
Jane certamente se sentiria gratificada ao ver que não somente seus seis livros publicados, mas também a juvenília e fragmentos de um romance que ela estava escrevendo estão disponíveis em múltiplas edições.
Ao perceber que no site da amazon existe uma tag onde é possível ver o que os outros leitores andam comprando quando compras os livros dela. Talvez ela pense que irá encontrar autores de sua época como Fielding, Sterne, Mrs. Radcliffe. Mas não… ela encontra algo como: Mr. Darcy Takes a Wife. Finalmente descobre que há mais de 275 livros entre continuaçòes, paródias, etc. Além é claro, dos DVDS, que ela faz o download de alguns. Jane assisti Colin Firth tentou esfriar sua paixão por Lizzy mergulhando em um lago e saindo com camisa molhada e quase mostrando tudo. Além é claro do filme de 2005, onde Keira Knightley e Matthew Macfadyen, como Elizabeth e Darcy, se beijam vestindo apenas pijamas. Jane percebe que seus personagens agora possuem atitudes modernas e poucas peças de roupas.
 O autor continua descrevendo as maravilhas que Jane encontra no site/internet até chegar ao famoso Orgulho e Preconceito e Zumbis, que ela logo coloca no carrinho de compras.
O artigo é engraçado e toca em uma questão interessante: na época de Austen, as pessoas jamais sonharam com tantos avanços tecnológicos. Será que ela gostaria de viver em um mundo assim? Será que se adaptaria como Elizabeth Bennet da versão Lost in Austen?
Anúncios

One thought on “Se Jane Austen tivesse um computador

  1. Daiane Santo 20/11/2009 / 10:41 AM

    Se Jane Austen tivesse um computador,bem,acho que teria escrito mais,pois ela teria a disposição uma tecnológia rápida,como a sua mente criativa.Mais não sei,não.Ela parecia tão observadora e taciturna que acho que preferiria ir para o seu cantinho com sua velha pena,o que eu acho absolutamente romântico,né?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s