Confissões de uma adolescente

Corrigindo… à pedido de Irena, segue abaixo dois links para contato com ela:
Que Jane Austen conquista todos que a lêem isso não temos dúvida, não é verdade?
Há alguns dias eu conheci a jovem Irena Freitas na internet e por compartilharmos o mesmo gosto por Austen, acabamos ficando amigas! Para minha surpresa, Irena desenha Austen em seu moleskine ou onde mais lhe der na cabeça! Eu conheci os desenhos de Irena no Flickr e resolvi publicar no blog a arte de uma jovem que também é apaixonada por Jane Austen! Irena gentilmente concedeu a entrevista abaixo e o direito de usar suas imagens aqui no blog. Detalhes sobre os desenhos abaixo. Nesta pequena entrevista, Irena demonstrou ser uma jovem muito esclarecida e apaixonada pelo que faz!
Perfil:
Irena Freitas tem 17 anos, mora em Manaus/AM e pretende cursar jornalismo na UFAM.

Jane Austen tomando chá com Napoleão. Esta ilustração originalmente foi desenhada em papel e depois transferida para o computador onde Irena pintou.

Perguntas:

Como conheceu Jane Austen?

Na verdade é uma história meio longa. Eu já tinha ouvido falar nela e nas suas principais obras, e até já tinha assistido uns filmes baseados nos livros (mesmo que meio que sem saber). Mas só foi no início de 2006, quando assisti a última versão para o cinema de “Orgulho & Preconceito” que realmente tive vontade de ler um livro dela. Li e gostei, porém foi só isso. No final do mesmo ano lembro que a minha professora de Inglês na época pediu para que nós escolhêssemos alguma pessoa influente de alguma forma na língua inglesa para nós fazermos uma pequena apresentação oral sobre ela. Desse modo, escolhi a Jane Austen, sem nenhum motivo aparente. Mas então quando fui fazer uma pesquisa sobre a vida e obras de Jane Austen algo que me chamou a atenção: ela tinha mania de escrever atrás de uma porta que rangia e não deixava ninguém vê-la escrevendo os livros. E eu simplesmente achei aquela a coisa mais engraçada do mundo, porque sempre julguei que eu era única pessoa do universo que tinha aquela mania. Depois daquilo eu meio que quis saber tudo sobre Jane Austen, e minha “pequena apresentação” para aula de Inglês durou duas horas e meia e deixei todo mundo da sala com vontade de ler Jane Austen também.


Já leu os livros dela? Quais?
Já li todos os livros, inclusive os trabalhos menores, tanto em português quanto em inglês. Devo ter mil cópias diferentes de cada livro espalhado pelo meu quarto! 🙂

Qual (is) o(s) seu(s) favorito(s)?
Nem sei dizer! Gosto de vários de maneira diferente, mas acho que meus favoritos são “Emma”, “Orgulho & Preconceito” e “Persuasão”.

Qual foi o motivo que te levou a desenhar Jane? Você se inspirou em quem/imagem?
Eu tenho essa tendência de desenhar pessoas célebres que já morreram, J! Mas acho que o que me levou a desenhar a Jane foi o fato de toda hora eu mentalmente me imaginar tendo altas conversas com ela ou coisas do tipo (meio obsessivo, eu sei).
Você já fez curso na área de desenho?
Uma vez, aos nove anos, eu tentei. Mas a aula me encheu o saco logo no primeiro mês. Nunca consegui criar disciplina para essas coisas.

O que você diria para os jovens da sua idade que ainda não conhecem a obra de Jane?
Eu acho que as pessoas deveriam para de encarar Jane Austen só como algum tipo de clássico da literatura inglesa. Porque, apesar de todos os seus livros se passarem no século XIX, os temas que eles abordam e, principalmente, a forma que ela aborda esses temas é muito atual, mesmo que isso seja algo meio piegas a se dizer. Se tirarmos todo essa tecnologia a verdade é que do século XIX pra esse novo milênio pouquíssima coisa mudou quando se trata de relacionamentos, e sobre isso Jane Austen soube falar melhor do que ninguém. Não é pra menos que suas obras ainda sejam tão populares atualmente.
* Detalhes sobre as figuras:
Figura 1 (Jane deitada), desenho feito no journal de Irena.
Figura 2 (Jane e um coração), este desenho foi feito sobre uma cópia xérox do livro Orgulho e Preconceito.
Figura 3 (Jane em preto e branco), desenho feito no moleskine.
Figura 4 (Jane em moldura oval), outro desenho feito no moleskine de Irena.
Anúncios

8 thoughts on “Confissões de uma adolescente

  1. Lília dos Anjos 13/01/2009 / 11:22 AM

    Uma fofura!!! Prova de que o texto de Austen pode ser agradável para todas as idades… 😉Beijos… 🙂

    Gostar

  2. Vivi Bastos 13/01/2009 / 12:01 PM

    Irena, você é muito talentosa. Uma alma de artista. Adriana, parabéns pelo post. Adorei e não sei porquê comecei a chorar emocionada. Coisas de Vivi…rsBeijos

    Gostar

  3. Adriana Sales Zardini 13/01/2009 / 12:14 PM

    Lilia, com certeza! Jane tem que é ser descoberta pelos jovens!Eu faço minha parte, hoje em dia no Cefet-MG já é possível ver alunos lendo J. Austen nos corredores!Vivi,Eu também fiquei emocionada ao conhecer Irena! Tão jovem, tanto talento e vivência! fico imaginando se eu tivesse lido Jane Austen na minha adolescência!! Muito legal garota!!!

    Gostar

  4. karlinha 13/01/2009 / 12:47 PM

    Poxa vida que legal Irena freitas…eu tambem tenho a sua mesma idade ” 17 aninhos” e já li todos os livros de jane austen e nossas histórias são muito parecidas porque eu me entusiasmei mais com Jane ..quando vi seu filme ” O&P” o mais recente …e me apaixonei já conhecia ela tambem..e minha professora de ingles que me recomendou ela…daí tive que ler mansfield park…..abadia nortanger…..e assim vai …! Adriana parabens pelo Post! é tão bom ver alguem da minha idade com as mesmas ideias que as minhas ..porque eu não conheco muita gente aqui de brasília da minha idade que conheça jane austen..ou que goste como Irena falou quando eu falo de jane ..para outros colegas na escola e assim vaí alguns adoram mais outros pensam que é “coisade velho” ou sei lá ! mais para mim Jane Austen é a melhor!para mim JAne austen mesmo não tendo conhecido ela ..ou falado com ela…ela de alguma forma continua viva seja na minha imaginação …..ou devo até dizer no meu coração também porque eu sou completamente …e abertamente viciada em jane austen! srsrrsrssrrs Irene ..vc está de parabens me orgulho de vc!

    Gostar

  5. Elaine 13/01/2009 / 1:46 PM

    Essa menina vai longe… Parabéns!Quanto ao “frescor” da obra de Jane Austen, é isso aí: suas tramas giram muito mais em torno de pessoas e atitudes do que propriamente cenários e situações. E nós continuamos os mesmos <>homo sapiens sapiens<> de 200 anos atrás. Os atores são os mesmos, apenas o cenário é que é diferente.

    Gostar

  6. Bia Prado 13/01/2009 / 4:10 PM

    Que história linda, e que desenhos encantadores! Acho esta forma da Jane Austen conquistar novos leitores impressionante! Pra mim a Austen é uma das poucas leitoras que pra mim criou tamanha identificação logo de cara, com suas obras ou até com alguma curiosidade sobre sua vida!Realmente como falaram acima, a Irena vai longe 😀Beijão.

    Gostar

  7. Renata 13/01/2009 / 8:23 PM

    Amei os desenhos da Irena!São realmente lindos e encantadores.Fiquei imaginando os livros da Jane ilustrados com esses desenhos, como no livro “O Pequeno Príncipe”, que a cada passagem marcante tem uma ilustração ou do lado um no verso da folha.Parabéns Irena!

    Gostar

  8. 13 14/01/2009 / 8:49 AM

    Parabéns, seus desenhos são graciosos. Muito bom saber que uma jovem como você adora Jane Austen, me faz acreditar que existe solução para a juventude alienada de hoje em dia. Continue assim!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s