Jane Austen – Her Life and Works

Acabo de visitar um blog riquíssimo em informação a respeito de nossa querida Jane! Chama-se: Jane Austen – her life and works, escrito por Ivan (sim, um rapaz!) morador da cidade de Nottingham, na Inglaterra.

O blog obviamente está escrito em inglês, mas se você quiser enfrentar a leitura do blog em português traduzido pelo google, basta clicar aqui.
Anúncios

9 thoughts on “Jane Austen – Her Life and Works

  1. Anônimo 19/05/2012 / 11:52 PM

    Só no Brasil que os blogs dedicados a comentar as obras de Jane Austen sempre vem com a mesma conversa que os homens não podem admirar e apreciar os livros da autora. Uma vergonha! Pois nos países de língua inglesa e mesmo no Brasil os escritos austianos sempre são comentados, prestigiados e estudados por grandes homens que percebem a grandeza das histórias. Temos no Brasil Ivo Pedroso, Alcir Pecora, José Mindlim, Lucio Cardoso e já no âmbito mundial Ang Lee, Harold Bloom e etc. Os homens que não se deixe influenciar por esta bobagem das blogueiras. Jane Austen não é leitura de mulherzinha. Todos os leitores masculinos ou femininos só tem a ganhar na riqueza dos personagens e na vida contada por ela.
    As blogueiras devem parar com estes comentários tão clichês e incentivar mais a leitura desta autora.
    Jane Austen é uma grande escritora!!!!!!

    Gostar

  2. Adriana Zardini 20/05/2012 / 11:56 AM

    Prezado(a) anônimo(a), obrigada por sua franqueza! Não tenho como direcionar minha resposta adequadamente pois você não deixou seu nome.

    Infelizmente não podemos generalizar como você está fazendo. No momento não há um estudioso da obra de Austen a não ser os tradutores acima citados. Tradutor não é sinonimo de estudioso da obra, na minha opinião.

    Não creio que as blogueiras não estão incentivando a leitura, pelo contrário, qual seria o motivo de criar um blog sobre a escritora se não fosse para prestigiá-la?

    Quando enfatizo a presença de rapazes no nosso meio é para prestigá-los pois em nosso grupo em cada 30 mulheres há um rapaz. É só uma questão de estatística.

    Eu tenho alguns alunos que leem Austen, mas não se envolvem com a discussão em torno da obra da escritora, assim, fica difícil falar que muitos homens brasileiros leem Austen.

    Gostar

  3. Line Camila 20/05/2012 / 12:07 PM

    To gostando dessas dicas de blogs em inglês… To meio enferrujada no idioma, peguei meu Mansfield Park em inglês e parei na pág 3 pois nem o contexto eu tava entendendo. Muito interessante esse blog, gostei pra caramba.

    Gostar

  4. Yo 20/05/2012 / 12:08 PM

    A questão, acredito, é mais cultural do que para outro ponto (falta de interesse, preconceito descabido…).

    Concordo com o que diz Adriana quanto à manifestação dos homens em se mostrar leitores de Austen num encontro sobre a autora como o que temos em Recife. Os meninos são peças raras em nossas discussões.

    Mas nada como um incentivo, um empurrãozinho nosso para que mostrem sua opinião quanto aos livros que leem.

    Gostar

  5. Lulu 20/05/2012 / 12:10 PM

    Não acho que essa surpresa seja uma questão de preconceito ou comentário 'clichê', mas algo que vemos acontecer. Temos clubes do livro para debater Jane Austen em praticamente todas as capitais do Brasil e olhando as fotos desses encontros, você conta nos dedos das mãos quantos rapazes aparecem.

    Como a Adriana disse, é uma questão de estatística.

    Creio que o grupo daqui do Recife seja o que tem mais homens (de todas as idades também) como membros fixos do debate. E eles são muito bem-vindos, enriquecem nossas conversas, são extremamente participativos.

    Os fãs de Austen existem, ninguém nunca negou, mas ainda são uma minoria, o que é uma pena – Austen é uma autora que fala a todos os gêneros.

    Seria bom, amigo anônimo, que você pudesse participar de um dos encontros dos clubes. Procure na sua cidade. Tenho certeza que sua experiência como leitor de Austen enriqueceria os debates.

    Gostar

  6. Lília 20/05/2012 / 12:29 PM

    Bem,

    Respeito a opinião das pessoas, mas até onde eu sei, existem dois
    blogs de muita qualidade no Brasil, um deles é esse onde estou
    postando.

    Neste tempo todo,
    nunca vi Jane Austen e sua obra serem resumidas a algo simplório. Ao contrário! Ambas as proprietárias sempre priorizaram em colocar Jane
    Austen no lugar que merece: Uma das grandes escritoras que existiram!

    E diga-se de passagem: Os dois blogs não fazem distinção entre
    leitores. Quem chega é bem vindo, seja homem, seja mulher….

    Agora, é inegável que o público feminino é maior…

    Onde está a vergonha????

    Gostar

  7. RIVANIA 20/05/2012 / 2:51 PM

    Amei a dica de blog, realmente informações maravilhosas.
    Obrigada.

    Gostar

  8. Madalena 20/05/2012 / 3:00 PM

    Maravilhoso o blog Adriana….Estou adorando as reportagens.
    Quanto ao fato de homens não gostarem de Jane Austen, acho que é mais cultural…Tem homens sim que gostam, mas a grande maioria não se interessa e não creio que as moderadoras desse blog “incite” os homens a não lerem, isso vai de gosto e muito menos são preconceituosas com relação a isso…..Todos são muito bem-vindo aqui…Mas não tem como negar que são as mulheres suas maiores leitoras.

    Gostar

  9. luciennemachado12 20/05/2012 / 8:31 PM

    Adorei o blog e post Adriana!!Bela dica!Obrigada!
    E quanto a questão do maior número de mulheres gostando/debatendo Austen, mais do que qualquer outra coisa, é um fato!! E ainda bem que existem blogs como este aqui e pessoa estudiosa como voce Adriana,para como sempre faz estimular e incentivar os homens a participar cada vez mais nesse estudo dessa maravilhosa escritora,para todos, que é Jane Austen!! Até mais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s