Jane Austen na BBC

A Déborah Mondadori que está lá em Londres nos avisa via facebook que o programa “The Many Lovers of Miss Jane Austen” foi muito interessante!
Como eu havia publicado aqui no blog, no último dia 12. O programa explora a popularidade de Austen nos dias atuais entre outros assuntos muito interessantes.
Em setembro passado, eu fui contactada pela BBC para conceder uma entrevista para este programa. Porém, como não havia a possibilidade de gravar uma entrevista comigo aqui no Brasil, fizemos via e-mail mesmo. Ficou surpresa, encantada e muito feliz com o convite! Lucy Evans, a produtora do documentário me disse que em breve será lançado um DVD. O que para nós é uma boa notícia, não é mesmo? Lucy me disse também que a produção fez entrevistas com várias pessoas do universo Jane Austen e por este motivo não foi possível mencionar todas as pessoas envolvidas neste processo. Eu fiquei muito grata por ter contribuido por um programa que com certeza foi maravilhoso! Thanks BBC and Lucy Evans!
Infelizmente o vídeo do documentário só está disponível para os moradores do Reino Unido. Clique aqui para assistir se você é um felizardo de estar no Reino Unido neste momento! 
 Foto dos bastidores das gravações

Uma parte do programa pode ser vista neste link da BBC: Exploring the myths about Miss Austen

Anúncios

2 thoughts on “Jane Austen na BBC

  1. Luciana 24/12/2011 / 4:02 PM

    (O mesmo comentário que fiz no Facebook)

    Conseguir assistir este especial com legendas em inglês e curtir bastante! Foi um prazer conhecer um pouco mais da Jane Austen e a importância das suas obras neste documentário tão bem feito e apresentado. (Avisando que tem Spoiler)

    Como fã não tem como não se identificar com as fãs da Jane Austen de todo o mundo.

    No documentário mostrou o livro da “Sharon Lathan” que comprei em 2009 e também o quebra-cabeça que ganhei da Alexandra.

    Entendi a emoção da apresentadora ao ver ao vivo e a cores (bem pertinho) o manuscrito original de “The Watson”, é realmente emocionante ler algo do próprio punho da querida Jane. E este original foi para leilão este ano e foi vendido por 850 mil libras (Uau!).

    Amei a parte em que uma professora historiadora diz que Winston Churchill leu Jane Austen no meio da 2ª Guerra Mundial e disse que ela o curou. Ele disse: “Antibiótico e Jane Austen me fizeram muito bem após uma febre”.

    Um momento emocionante foi saber que o escritor Rudyard Kipling perdeu o único filho em batalha na 1ª Guerra Mundial e amenizou a sua dor lendo Austen em voz alta para sua esposa e filha. Ele depois escreveu um conto chamado: “The Jainetes set in the batlefields of the Westerns Front”.

    Essa passagem me lembrou a série “Downton Abbey” nesta 2ª temporada, no qual mostra com grande realidade as trincheiras da 1ª Guerra.

    Durante a 1ª Guerra uma revista perguntou aos homens em batalha o que mais eles queriam neste período, eles disseram: “Cigarros e alguma coisa para ler”. E quais tipos de livros esses homens queriam? Eles não queriam ficção sobre guerra. Eles gostavam de contos fortes e domésticos e não há nada melhor do que Jane Austen. Então os livros da querida Jane consolaram os soldados neste período tão turbulento de suas vidas. Há ótimos relatos de soldados no Museu da Guerra sobre a importância dos livros da Jane Austen para eles.

    Foi mostrado cenas de uma adaptação de “O&P” de 1967 da BBC, que eu já tinha conhecimento, mas nunca tinha assistido cena nenhuma. E também da adaptação de “O&P” de 1980 e 1995, com a famosa cena do lago com o Colin Firth.

    Enfim, não vou relatar mais para não estragar as novidades de quem ainda vai assistir, mas achei que foi um documentário maravilhoso e com bastante novidades.

    Bjs

    Gostar

  2. Janaína Pietroluongo 26/12/2011 / 5:17 PM

    Olá todas,

    Consegui assistir ao documentário a partir de um link que foi postado no facebook. E é realmente incontestável a popularidade de Jane Austen. Mas, além da popularidade, o que fica é a qualidade dos seus romances. Ela é realmente um caso ímpar na literatura. Eu não me canso de ler e reler as obras de Austen e em 2012 trabalharei com Orgulho & Preconceito pela primeira vez, com alunos do ensino médio. Estou bem animada.

    Beijos e feliz ano novo para todos!

    Janaína Pietroluongo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s