Cenas de Leitura em Jane Austen

No ano passado, Mônica Chagas da Costa, aluna do curso de Letras da UFRGS, apresentou um trabalho sobre as ‘Cenas de Leitura em Jane Austen’ – orientado por Regina Zilberman. Clique no poster para ampliá-lo.

O resumo abaixo foi publicado nos anais do XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS 2011:

O presente trabalho insere-se no projeto de pesquisa “Cenas de Leitura: Representação e Performance”, que procura analisar a representação da leitura como materialidade na literatura e nas artes plásticas produzidas na Europa à época do Renascimento, Naturalismo e Romantismo, além das produções brasileiras românticas e naturalistas. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as representações do ato da leitura acontecem, significam e integram-se no contexto histórico-social dentro do qual são produzidas. Com vistas nesse projeto, foi feito um recorte, selecionando a obra da escritora inglesa Jane Austen enquanto objeto de estudo. A partir da leitura dos romances Sense and Sensibility (1811), Pride and Prejudice (1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), Northanger Abbey (1818) e Persuasion (1818), realizou-se um levantamento das cenas de leitura existentes nas  obras. Na etapa atual da pesquisa, o material selecionado encontra-se em processo de análise, aproximado das ilustrações feitas por C. E. Brocks (datadas do fim do século XIX e começo do século XX). Dessa análise resultará a apresentação de exemplos do modo como é exposta a leitura dentro da obra da autora, relacionando-os às ilustrações e cotejando-os com o contexto da leitura como prática social na Inglaterra do século XIX.
Anúncios

3 thoughts on “Cenas de Leitura em Jane Austen

  1. Vânia 30/05/2012 / 3:46 PM

    Interessante, pena que ao abrir a pagina da foto ela continua pequena, não dá pra ler. 😉

    Gostar

  2. Flavia Aline 01/06/2012 / 10:36 PM

    Em Austen há tanto a explorar! Sempre acaba-se por encontrar elementos históricos, e mesmo políticos na obra dela. Ela te prende pelo romance, e te apaixona com a Crítica (no meu caso, pelo menos, que gosto de análise social) e isso é fascinante.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s