O Verdadeiro Valor e Segundas Oportunidades

Oi, aqui é a Priscila Murlik novamente! Como vão? 
Título Original: True Worth and Second Chances: Social Flexibility in Persuasion
Retirado do site JASNA
Autor do Artigo: Joyce Lee
Traduzido e Adaptado por Clara Ferreira
FLEXIBILIDADE SOCIAL EM PERSUASÃO

(…) em Persuasão, o último romance completo de Austen, o convencionalismo da ordem social, mostra sinais de subtis, mas significantes mudanças em termos de aumento de mobilidade social. Este tema de evolução social influencia o desenvolvimento dos restantes temas ao longo do romance, tal como a percepção que o leitor tem de cada personagem; num sentido amplo, os novos contornos da mobilidade social são o pano de fundo da mensagem fundamental de Persuasão, fazendo esta obra sobressair como a mais optimista de todos os seus trabalhos. (…)
A frivolidade de Sir Walter expõe as falhas de uma rígida e inflexível pirâmide social baseada apenas no nascimento: pessoas tão ridículas quanto Sir Walter e sua filha Elizabeth, igualmente fútil, continuam a ser consideradas pessoas de importância, devido somente ao título de Baronete de Sir Walter. (…) O novo e justo sistema de mobilidade social torna-se mais evidente aquando da chegada dos novos residentes de Kellynch Hall, os Croft (…) O aumento da flexibilidade no sistema de mobilidade social inglês, permite a mobilidade em ambos os sentidos; ascendência a um estatuto elevado para os merecedores, neste caso os Croft; e uma descida vergonhosa para os imerecidos, neste caso os Elliot (exceptuando Anne). Austen acentua a ironia mas também mostra a justiça da nova flexibilidade social; nascimento em “berço de ouro” não protege mais a ridicularidade e imprudência enquanto a amabilidade, sensibilidade e maneiras gentis e abertas permitem àqueles de estatuto mais baixo, subir a outros círculos (…).
Todavia, Austen não advoga uma completa mudança do sistema social. Ela defende os valores e princípios bases da estrutura social: dedicação à família; uma conduta gentil e amável; permanência dentro da sua classe social. Contudo, o retrato dos Croft e dos Elliot parece defender uma nova definição das diferentes classes sociais, baseada no valor do carácter e não somente no nascimento; uma meritocracia mais do que aristocracia. (…) Em vez do sangue ou da propriedade, o mérito individual deve ser o factor determinante na definição da classe social. (…) Mais importante ainda, o aumento da mobilidade social dá a Anne acesso ao amor, amizade e alegria de uma maneira que seria improvável nas anteriores convenções sociais demasiado rígidas. (…)
Ainda assim, o verdadeiro significado da flexibilidade da estrutura social está no facto de conceder a Wentworth e Anne uma segunda oportunidade de felicidade. Originalmente separados por diferenças de riqueza e nascimento, os dois apartaram-se, embora arrependidos. Porém, a possibilidade da Marinha conceder um estatuto mais elevado e riqueza aos merecedores (…) volta a juntá-los. Embora Austen reconheça a importância da estrutura social, ela demonstra também que tal estrutura deve permanecer flexível, permitindo que a justiça social, amizade e verdadeiro amor prevaleçam nas relações pessoais. (…)
Artigo integral aqui.

Beijos, Priscila Murlik

4 thoughts on “O Verdadeiro Valor e Segundas Oportunidades

  1. Desconhecida's avatar Luc 20/01/2011 / 5:57 PM

    Vi essa versão essa semana ainda. Eu acredito que Sir Walter é um extremo, totalmente narcisista auto-centrado. Mas sabe como é, a Jane não era muito boa em caracterizar a aristocracia sem estereotipar.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar Natallie 21/01/2011 / 8:37 AM

    Uma vez eu entrei em contato com uma pessoa JASNA perguntando se eles autorizacam a tradução de algum artigo deles. A pessoa disse que não. Mas que bom que você disponibilizou esse pra gente.

    Mudando de assunto, tem notícia do pai da Adriana, como ele tá?

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar Miss Carbono 08/02/2011 / 1:19 PM

    Sempre tive a sensação de que Jane Austen não terminou, de fato, esse livro. Não sei explicar direito.

    Mas adoro Persuassão, é um dos meus favoritos dela =) (Em primeiro vem Orgulho e Preconceito)

    teh

    http://misscarbono.blogspot.com/

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar Adriana Zardini 10/02/2011 / 7:16 PM

    Miss Carbono, eu não tenho essa impressão… obviamente percebo que o livro é menor, mas creio que teve uma boa conclusão. não acha?

    Gostar

Deixe um comentário