Como algumas pessoas me perguntaram se o Kindle está à venda no Brasil ou se existe um similar, eu recebi uma dica de duas amigas:
A Tonks me disse que possui um Asus 8.9 polegadas, é uma espécie de laptop portátil. Ontem, vi em um shopping aqui em Belo Horizonte vários modelos parecidos, com preços entre R$ 800,00 a R$ 1500,00.
A indicação de Lilia foi um artigo no site da uol, sobre como funcionam os e-readers. O
artigo cita diversos modelos similares ao Kindle, disponíveis no mercado. Infelizmnte eu tenho que descordar do autor do artigo quando ele diz que estes e-readers são candidatos a substitutos dos livros. Para assombro de uns (fãs dos livros de papel) e felicidades de outros (viciados em tecnologia), creio que esta tecnologia veio para ficar, pois facilita a leitura, não disperdiça papel, a compra e venda dos livros é agilizada pois é realizada on-line. Por outro lado, assim como a tv e o video cassete não diminuiu as filas dos cinemas (pelo contrário, hoje em BH existem muitos mais salas de cinemas que há alguns anos), creio que os E-readers também conquistarão um público. Mas substituir os livros, esta realidade está muito distante de nós!
artigo cita diversos modelos similares ao Kindle, disponíveis no mercado. Infelizmnte eu tenho que descordar do autor do artigo quando ele diz que estes e-readers são candidatos a substitutos dos livros. Para assombro de uns (fãs dos livros de papel) e felicidades de outros (viciados em tecnologia), creio que esta tecnologia veio para ficar, pois facilita a leitura, não disperdiça papel, a compra e venda dos livros é agilizada pois é realizada on-line. Por outro lado, assim como a tv e o video cassete não diminuiu as filas dos cinemas (pelo contrário, hoje em BH existem muitos mais salas de cinemas que há alguns anos), creio que os E-readers também conquistarão um público. Mas substituir os livros, esta realidade está muito distante de nós! Existe também uma questão que dificulta a compra dos livros: para o cliente comprá-los e serem lidos no Kindle, o usuário deverá ter uma Kindle registrado em seu nome. Ou seja, uma espécie de compra casada. Creio que ao fazerem esta restrição, a Amazon está tentando restringir o uso dos livros somente para quem tem os aparelhos Kindle, evitando que os arquivos comprados (livros, revistas, etc) sejam propagados gratuitamente em outros computadores. É uma atitude sensata visto que os livros possuem direitos autorais, no entanto, como a tecnologia cresce a cada dia, acredito ser difícil freiar a oferta de arquivos “piratas” em sites de download.

Concordo com você, nada substitui um livro!! Eu particularmente não gosto muito de ler em e-book, prefiro manusear o livro, pegá-lo, colocar o meu marcador preferido e muito mais!!>>Porém sou a favor da tecnologia e da leitura sempre!!>>Ah, aqui no Recife também temos muitas salas de cinema, apesar de toda a pirataria o cinema ainda reina. >>bjão!!
GostarGostar
Lu, creio que é uma questão detempo e dinheiro para essa tecnologia chegar até nós. No entanto, deve ser para poucos pelo fato de ser caro e também porque sabemos que a leitura não está entre os favoritos dos brasileiros.
GostarGostar