Segundas – Condições financeiras em Orgulho e Preconceito

Hoje é dia da Coluna das segundas-feiras: Discussões sobre Orgulho e PreconceitoA sugestão da discussão é da Flávia Oliveira (JASBRA-MG):

Trecho da discussão 

“No entanto, ela lhes enviava tudo o que podia economizar das suas despesas particulares. Sempre lhe parecera evidente que a renda que eles tinham, dirigida por pessoas tão extravagantes nos seus desejos e tão descuidadas do futuro seria insuficiente para o seu sustento.”



Lizzie  e Jane mandavam dinheiro para a irmã, se fosse o contrário, Lydia seria tão bondosa assim? 
Mas é possível irmãs em boas condições não ajudarem outras menos favorecidas? 
Mr. Gardiner não ajudou a irmã?

Conheça aqui as outras perguntas da nossa discussão sobre Orgulho e Preconceito
Anúncios

6 thoughts on “Segundas – Condições financeiras em Orgulho e Preconceito

  1. Madalena 05/06/2013 / 4:17 PM

    Acho que Lizzy e Jane faziam isso porque eram mais maduras e tinham um bom coração.Duvido muito que com essa cabeça oca da Lydia ela fosse fazer o mesmo pelas irmãs. Ela era tão perdulária quanto Wickham e formaram um casal que devia gastar mais do que podiam. Lydia comprava coisas que nem precisava como um chapéu que comprou mesmo achando feio. Wickham por sua vez gostava de ir jogar. Um casal que vive dessa forma jamais pouparia ou ajudaria os outros se fosse necessário.
    No caso de Mr.Gardner devemos fazer conjecturas quanto a isso. Talvez Mrs.Bennet tenha se casado muito nova e não houve a necessidade de ajuda pecuniária da parte dele. A própria Mrs.Bennet diz a Mr.Collins que podem até pagar uma cozinheira quando ele questiona sobre a refeição que foi preparada p/ele. Acho que podemos dizer que a família Bennet era da classe média, não dispunha de luxos como a classe A mas tinham algum conforto. E convenhamos, Mr.Gardner tinha uma penca de filhos p/sustentar. Mas no incidente de Lydia Mrs.Gardner garante a Lizzy que seu tio pagaria as custas do casamento c/ Wckham se Mr.Darcy não tivesse se pre-disposto a isso. Assim como Jane e Lizzy, Mr.Gardner tinha um bom coração.

    Gostar

  2. Biazinha 28/09/2013 / 2:18 PM

    Não acho que Lydia ajudaria as irmãs,ela é meio egocêntrica e no meu entendimento ficaria se gabando da sorte e dinheiro que tem.

    e concordo com o primeiro comentários,acho que os respectivos maridos sabiam e fingiam não ver.

    Gostar

  3. luciennemachado12 29/09/2013 / 12:25 AM

    Concordo a Lydia com seu jeito egoísta e frívolo,não ajudaria as irmãs! Quando ela voltou para casa depois de todo aquele fiasco ainda ficou cheia de pose,era no mínimo sem noção!!
    Concordo que ela não foi enganada no que diz respeito ao marido,ela teve sua parcela de culpa em tudo!

    Gostar

  4. catharina peres 05/02/2014 / 12:36 AM

    Infelizmente por mais que lhe cause certo desgosto ter aquela pessoa como irmã ou irmão, ainda não foi inventada a fórmula para ignorá-los quando precisarem de nós, pois sempre estaremos lá, nós somos a base, nós somos o que restamos no final, somos irmãos.
    A condição financeira não é o que realmente importa, afinal você pode ser pobre e ajudar o seu irmão.
    (Ana Catharina, 17 anos).

    Gostar

  5. Unknown 29/10/2014 / 2:16 PM

    A família Bennnet era de classe média aristocrática, como bem Lizzie fala para Lady Catherine quando diz ser de categoria igual ao Sr. Dacry. A questão é que nem todos aristocratas são tão ricos, essa é a diferença que o filme demostra. No filme, a indignação da Sra Bennet em esclarecer que tinham serviçais para fazer o almoço, é porque ter criado e ser servido era sinal de prestígio. (mesmo que fosse um apenas para atender todas as necessidades da casa)Uma família sem criado era considerado uma família pobre.
    Quanto a ajuda financeira, dificilmente Lydia ajudaria suas irmãs, e se ajudasse seria uma ajuda muito amarga, cheia de orgulho próprio e vaidade. Quem iria suportar receber uma ajuda assim? Lyzzie e Jane ajudam por sua bondade de coração, talvez por se sentirem culpadas de não terem dito como era de verdade o Sr Wilckham. Seus maridos sabiam? bem possível? se importavam? bom, o livro deixou bem claro a personalidade de ambos. Além do que, as economias domésticas eram administradas pelas esposas, é bem possível que essa ajuda partia dai. Das economias que Jane e Lizzie faziam em suas casas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s