Domingos – Toni Weydmann – Em defesa de Mr. Knightley

Hoje é dia da Coluna de Domingo: Jane Austen e os Rapazes. O objetivo é oferecer aos leitores deste blog uma visão masculina das obras de Austen.

Com vocês: Toni Weydmann
Mr. Knightley é muito mais real que o Mr. Darcy
Desafiado a escrever sobre o meu livro favorito da autoria de Jane Austen, me propus a escrever sobre EMMA, não que seja o meu preferido (todos são ótimos), mas foi o último que li e tenho ele bem vivo na memória. A leitura de EMMA me proporcionou vivenciar algumas histórias muito gostosas de acompanhar e de fácil identificação, provando que JA era uma grande conhecedora do comportamento humano, e continua atual até os dias de hoje.
Depois de ler EMMA, descobri o meu personagem masculino favorito na obra de JA (o feminino continua sendo Lizzy Bennet sem concorrencia). As fãs de Mr. Darcy que me desculpem, mas Mr. Knightley me parece, no seu conceito, bem mais real do que Mr. Darcy, e antes que vocês queiram me linchar pela minha afirmação, me permitam defender a minha opinião.
Percebi na figura de Mr. Knightley alguém com um carater aprovado (isso é algo muito em pauta nos livros de JA) em todo o seu círculo social, bem como em todas as classes sociais distintas da época. Reconhecido cavalheiro, com valores bem definidos e opiniões firmes, protagonizando com Emma uma situação muito atual, onde uma amizade verdadeira acaba se transformando em amor. Podemos ver os estúdios de Hollywood retratando recentemente esse tema em filmes como “O Casamento do Meu Melhor Amigo” e “O Melhor Amigo da Noiva”, e a leirura de Emma nos mostra o amadurecimento e a manifestação deste sentimento enrrustido entre Emma e Mr. Knightley. Já dizia Willian Hazlitt: ” Antipatias violentas são sempre suspeitas e traem uma afinidade secreta”, e a maneira veemente como Mr. Knightley criticava Emma (sempre com muita propriedade) camuflavam os seus reais sentimentos para com ela.

Então, de uma maneira prática e para encurtar o assundo, aprendi com a leitura de EMMA que um grande e verdadeiro amor, precisa ser o resultado de uma amizade sincera entre duas pessoas, que possam divergir entre elas e mesmo assim nutrirem uma admiração mútua um pelo outro. Que uma pessoa pode ser “perfeita” para muitos, mas não para nós. Que “orgulho e preconceito” (não resisti rsrsrs) acerca de algumas pessoas e situações, podem nos privar de usufluir de ótimas amizades e momentos.

Conheça os outros posts das Colunas de Domingos.

Anúncios

4 thoughts on “Domingos – Toni Weydmann – Em defesa de Mr. Knightley

  1. Natalia 02/06/2013 / 4:09 PM

    Apoio totalmente. Mr.Knightley também é meu personagem favorito!

    Gostar

  2. Alan Lacerda 02/06/2013 / 9:36 PM

    Knightley é o cúmulo da sensatez, mas pode sim existir no mundo real. Já Darcy e Wentworth.. (risos)

    Gostar

  3. Biazinha 28/09/2013 / 3:10 PM

    Eu gosto igualmente dos três personagens,claro tenho uma queda pelo Mr Darcy,mas concordo com muitos dos seus argumentos no texto,realmente um grande amor resulta de uma amizade verdadeira,onde as duas pessoas se conhecem muito bem,conhecem os defeitos e qualidades uma da outra e mesmo assim querem ficar juntas….

    Adorei o post!!

    Gostar

  4. luciennemachado12 29/09/2013 / 12:30 AM

    Muito bom o post!!
    Não consigo de achar que meu preferido é o querido Mr Darcy! rs
    Mas com certeza o amor de Emma e Mr.Knightley, tem seu valor depois de tanto tempo de convívio,acabou que ela amadureceu e viu que ele era tão sensato e sempre ao seu lado era quem ela realmente amava.
    Wentworth… ai um querido tb,alimentou aquele amor depois de tudo…não saberia qual escolher!! haha

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s