Segundas – Resfriado mata?

 Hoje é dia da Coluna das segundas-feiras: Discussões sobre Orgulho e PreconceitoA sugestão da discussão é da Flávia Oliveira (JASBRA-MG):

Trecho da discussão 

“-Oh, não tenho medo de que ela morra. Ninguém morre de um pequeno resfriado.”
Orgulho e Preconceito
Imagem acima: Harriet Smith em Emma (2009)
Jane Austen se enganou ao pronunciar estas palavras? Não era comum naquela época as pessoas morrerem de um pequeno resfriado?


Conheça aqui as outras perguntas da nossa discussão sobre Orgulho e Preconceito

Anúncios

13 thoughts on “Segundas – Resfriado mata?

  1. Madalena 27/05/2013 / 4:16 PM

    Acho que Jane Austen colocou esse comentário p/enfatizar o quanto Mrs.Bennet era tola aponto de por em risco a saúde da própria filha por causa de um casamento.
    Se uma pessoa pegasse um resfriado na época era perigoso, poderia virar uma pneumonia ou deixar o corpo tão debilitado e vulnerável a pegar doenças mais sérias, tais como tifo,tuberculose entre outras.O que não ajudava também eram os tratamentos a base de pílulas de pão e sangrias que deixavam a pessoa ainda mais debilitada.Por isso acho que Jane Austen foi muito irônica ao criar esse comentário.

    Gostar

  2. Kátia Santos 27/05/2013 / 4:32 PM

    Resfriado não é gripe. É claro q a Jane podia ter pego outra doença e aí morrido por causa disso, e gripe realmente matava pessoas (como mata até hj), mas pela descrição da autora das condições da Jane, não acho q em nenhum momento ela correu risco de morrer. Mas isso não dá licença pra uma mãe achar ótimo a filha dela estar doente, sozinha, na casa de estranhos. E ela poderia ter pegado algo pior q um resfriado andando a cavalo numa tempestade. Mas bem.

    Gostar

  3. Tatiana Resende 28/05/2013 / 12:13 AM

    Hehe… Acho q o desespero de Mrs. Bennet é tão grande, que ela achou melhor arriscar tudo!! Jogou com a sorte mesmo: Melhor ela tomar uma chuva e ficar doente e assim ter a chance de rever Mr.Bingley, do que apenas ir “bater papo” com as irmãs dele!!
    Acho q nossa Jane Austen quis mostrar o real desespero,e que Mrs. Bennet seria capaz(na minha opinião) de qualquer coisa para casar e encaminhar uma filha… Chego a pensar que ela(Jane Austen) quis nos passar q Mrs. Bennet pensaria assim: “Antes morta do que solteira e sem teto”!!! Q acredito fosse o pensamento talvez de muitas mães naquela época…

    Gostar

  4. Tully+Israel=Raquel+Miguel 28/05/2013 / 2:09 PM

    Ela certamente escreveu essa frase, como uma enorme ironia, para enfatizar como a Mrs. Bennet era tola, e não pensava com grande clareza quando se tratava de casar suas filhas…Ela fez isso de caso pensado e muito bem pensado, e é como a amiga aqui em cima escreveu, ela preferiu jogar todas as cartas na mesa, com medo de perder essa oportunidade que poderia ser única…

    Gostar

  5. Flavia Oliveira 29/05/2013 / 6:10 PM

    Nossa Tatiana, você foi cruel com minha Mrs. Bennet,rsrsrsrs. Mas concordo também que era o limite do desespero,não sei se tolice,mas…
    sempre me pego pensando quando ela diz a Lizzy que para entender seu desespero teria que ter cinco filhas para casar e nada para herdar. Austen pensou em tudo.

    Gostar

  6. Tatiana Resende 29/05/2013 / 8:57 PM

    rsrs… Flávia fui cruel não!!! entendi o desespero!!! Me coloquei no lugar dela e acho q naquela época e naquela situação, acho q teria tramado a mesma coisa!! Coisas de mãe!!!hehe!!!!

    Gostar

  7. Flavia Oliveira 31/05/2013 / 3:37 PM

    Então querida Tatiana, me pergunto o quanto pensam (nossa amigas, fãs da Jane) sobre eu a defender, será que pensam que quero casar minhas filhas com esse mesmo desespero? kkkkkk, mas garanto, que quero o melhor para minhas filhas, e que muitas vezes erro, mas só tentando acertar.É como mãe,que olho para a Mrs. Bennet.

    Gostar

  8. Larissa Aguiar 13/09/2013 / 4:46 PM

    O melhor é a foto da Harriet na capa do post hahahahha, sou apaixonada por essa adaptação de Emma!!

    Gostar

  9. Biazinha 29/09/2013 / 11:30 PM

    Eu acho que naquela época as pessoas morriam sim de gripe,de febre e etc…

    adorei a foto do post,não lembro se já assisti essa adaptação….

    bjsss

    Gostar

  10. luciennemachado12 30/09/2013 / 2:18 PM

    Era uma época em que doenças que hoje em dia, são simples causavam sim a morte!
    Mas na citação de JA no livro acredito que mostrava a frivolidade das atitudes da senhora Bennet,coitada tão preocupada em arranjar casamentos para as filhas,o que tb naquela época era fundamental… Não vamos esquecer de contextualizar a pobre!! haha

    Gostar

  11. catharina peres 05/02/2014 / 12:44 AM

    De certo, aquela frase em si, não tinha nada haver com o resfriado.Ele apenas servirá de oportunidade para a mãe casamenteira, ou melhor interesseira(rsrs).
    Por não terem os mesmos medicamentos que hoje em dia nos é oferecido, a gripe era sim, muito perigosa e costumava a levar a morte.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s