Gazeta de Longbourn Orgulhosa Apresenta… O Gazeta de Longbourn

São duas horas da tarde e neste exato momento eu estou na Saraiva do Shopping Recife, junto com o resto da turma do JASBRA/PE abrindo nosso terceiro encontro regional para discutir Orgulho & Preconceito.

Como já tinha dito antes, estávamos – eu e a Júlia Tabosa, que também faz parte da farra – preparando uma surpresa que seria revelada (ou está sendo revelada neste momento) nesse encontro. Uma grande e divertidíssima surpresa que suamos um pouco para aprontar, mas que valeu muito à pena.

Tinha pensado inicialmente em revelá-lo aqui no blog apenas quando já estivesse com as fotos do encontro e pudesse fazer todo o relato dessa tarde. O problema é que viajo para o Rio dia 01º de setembro, para a Bienal do Livro (quem mais vai estar lá?), o que significa que de segunda adiante, estarei completamente maluca para dar conta de todos os meus queridos prazos no escritório – e não tenho certeza se terei tempo de escrever antes de viajar.

Então, enfim, antes que eu comece a escrever um diário aqui, vamos ao que interessa, não é verdade? Muito bem: um belo dia estava eu sem nada a fazer pensando na morte da bezerra quando tive a esplêndida idéia de chamar a Júlia, que é uma excelente escritora de fanfics, desenhista super-talentosa, e afeita a idéias malucas como eu, para prepararmos uma brincadeira para o encontro regional.

A idéia era criarmos um jornaleco que misturasse tanto nossas aventuras como leitoras de Austen, como os próprios personagens da autora. Um folhetim, um páginas amarelas, uma coisa assim meio loucura meio crítica literária. Email vai, email vem, nasceu o Gazeta de Longbourn.

Jane Austen é, obviamente, nossa editora-chefe. É ela quem nos entrega todas os direcionamentos jornalísticos. Eu fiquei de criar a pauta. E a Julinha desenhou, fez toda a diagramação e colheu inúmeras fofocas para esse que é nossa primeiríssima edição.

Nós até mesmo invocamos uma das personagens mais odiadas de todos os tempos para uma entrevista profunda e reveladora: sim, meus caros, Caroline Bingley diz tudo sobre a vida, o universo e tudo o mais, mostrando que é mais que uma bela figura dando voltas em torno da mesa!

Não me alongarei mais nessa certidão de nascimento. O que posso mais lhes dizer antes de entregar nosso bebê para seu escrutínio é que realmente nos empolgamos com a idéia do Gazeta; empolgação suficiente para querermos fazer novas edições… para tanto, precisamos da colaboração de vocês, com sugestões, perguntas, matérias… enfim, queremos que o Gazeta não seja uma exclusividade do nosso grupo aqui em Pernambuco, mas que se estenda por todos os ramos e grupos do JASBRA.

A próxima edição já tem data marcada para sair: novembro, no Encontro Nacional. E nós queremos saber a opinião de vocês, queremos saber o que querem ver nesse segundo número. Mandem emails para gazetadelongbourn@jasbra.com.br. Estaremos esperando ansiosamente!

 Lu Darce.

7 thoughts on “Gazeta de Longbourn Orgulhosa Apresenta… O Gazeta de Longbourn

  1. Adriana Zardini 26/08/2011 / 2:14 PM

    Olá Tulipa! dá para fazer o download da Gazeta de Longbourn sim! Basta vc clicar no link do slideshare (aquela imagem que se parece com um pdf).

    Adriana

    Gostar

  2. Adriana Zardini 26/08/2011 / 2:14 PM

    Gisele, eu também gostei muito desta primeira edição! Meninas, vocês estão de parabéns!

    Gostar

Deixe um comentário