Little Dorrit

Gente, o blog é sobre Austen, mas vez ou outra eu publico algo relacionado aos autores britânicos. Hoje falarei de um livrinho (quase 800 páginas) chamado Little Dorrit. Charles Dickens economizou no título, mas não poupou no número de páginas, não é mesmo?

“Embora o livro tenha sido escrito entre 1855 e 1857, seu tema central continua atualíssimo nesses tempos de crise financeira: Amy Dorrit (interpretada pela novata Claire Foy) é a filha caçula do presidiário William Dorrit (Tom Courtenay), encarcerado na prisão de devedores de Marshalsea há mais de 20 anos. Note-se que na época de Dickens era este o destino de qualquer homem que não tivesse meio de saldar suas dívidas, tendo o próprio pai do autor passado por uma experiência similar na mesma prisão.” Texto de Emília Ferraz do Bolsa de Mulher – leia mais sobre Little Dorrit aqui.

Esse livro abaixo é da Wordsworth Classics e custou R$ 8,90 na livraria da travessa (Rio) – 801 páginas, com introdução de Keith Carabine e Peter Preston.:



Detalhe da capa ilustrada por Hablot K. Browne – partes do livro  eram publicadas mensalmente.


Detalhe de uma das ilustrações de Hablot K. Browne:


Outro dia estive conversando com Indira e Lu Campelo e descobri que elas não sabia de uma edição em português do Brasil do Little Dorrit, que logo foi traduzido para A Pequena Dorrit. Trata-se de uma adaptação do orignal, traduzido por Ênio Gonçalves e publicado pela Editorial Bruguera em 1968.  Curiosamente o nome do autor foi traduzido também: Carlos Dickens.

A minha edição está em excelente estado de conservação e espero que tanto Lu quanto Indira consigam comprar esse livrinho, que só pela capa já chama a atenção! Digo isso porque aqui em casa, assim que o livro chegou e minha filha de sete anos o viu, logo disse: mamãe, mais um livro para mim? Ela ficou até mesmo encantada com as 250 ilustrações e ficou curiosa para saber do que se tratava a história.



Detalhe de uma das ilustrações:



Adaptações para a tv:

2008 – 5 episódios, em exibição na PBS Americana atualmente. Não há previsão para o Brasil. No entanto, podemos comprar o DVD (sem legendas em português) na internet, como fez Lu Campelo (apaixonada pelo Matthew Macfadyen – Mr. Darcy 2005):






1998 – Não conheço ainda essa versão, está à venda na amazon.com:



*****
Os marcadores de livro que estão juntos com meus livros são presentes das amigas: Gabriela Salgueiro – Vivá (com fita rosa) e Adriana Ferreira (com pedrinhas transparentes). Já falei sobre o trabalho da Gabriel Salgueira aqui no blog.

10 thoughts on “Little Dorrit

  1. lucampelo2003 02/11/2009 / 9:51 AM

    Adriana,
    Comprei a minha edição brasileira de “Little Dorrit” e deve está chegando nesta semana. Obrigada mais uma vez por sua dica.

    Ainda não comprei em inglês, mas depois desta sua postagem fiquei animada.

    E não me arrependo de ter comprado o DVD original, os extras são maravilhosos, fazem uma retrospectiva da vida de Charles Dickens e das suas obras e de toda a filmagem.

    Enfim, para mim é nota 10!!!!!!

    Ah, só lembrando que esta série “Little Dorrit” teve 11 indicações ao EMMY 2009 e ganhou 7 prêmios, nas categorias:
    – Melhor elenco
    – Melhor figurino
    – Melhor Direção de Arte
    – Melhor Fotografia
    – Melhor Roterista
    – Melhor Direção
    – Melhor Minissérie

    Vibrei com todas!!!!! Pois há boatos que a BBC não queria mais produzir séries de épocas, dando mais enfase as contemporâneas e com esses prêmios eleva um pouco o astral.

    bjs

    Gostar

  2. Jaini Manoela 02/11/2009 / 1:48 PM

    Apreciadora que sou de Dickens, ainda não assisti nenhuma das séries adaptadas de “Little Dorrit”, já que quero ler o livro primeiro – livraço, by the way, 800 páginas!; coisa de Dickens, né?!, que gostava de se dedicar aos romances de longo fôlego.
    Uma amiga assistiu a série de 2008, gostou muitíssimo e me intimou a assistir, mas continuo esperando a oportunidade de ler o livro para depois…

    Gostar

  3. Karlinha 03/11/2009 / 4:19 PM

    Nossa, Adriana eu amei o Post!
    Eu tenho alguns livros de Charles Dickens.
    Como Um conto de Natal, Grande Esperanças( que ganhei da Cacá, aqui em Brasília)

    E amei!
    Eu já ví a série e assim, como a Lucina( amiga do core), viciei.
    aiaiai, se eu pudesse e o dinheiro desse! kkkkk

    Há, adriana procurei aos montes o livro de A Pequena Dorriht, e não achei.
    Onde posso comprar vc sabe?

    Gostar

  4. Diana 07/11/2009 / 11:38 PM

    Pronto! mais um livro para minha lista de desejos.

    Gostar

  5. Carol Bauer 05/09/2011 / 10:33 AM

    Oi…

    Estou assistindo a série Little Dorrit da BBC, no entanto gostaria muito de ler o livro traduzido em sua versão original. Será que algúem poderia me ajudar, dizendo onde posso encontrar essa edição? Ficarei imensamente grata. Beijos.

    Gostar

  6. Adriana Zardini 05/09/2011 / 3:16 PM

    Carol, a minha edição em português é uma versão adaptada, eu não consegui encontrar uma versão integral em português.

    Se vc estiver interessada em ler a versão adaptada, tente encontrá-la nos sebos.

    http://www.estantevirtual.com.br

    Adriana

    Gostar

Deixe um comentário