Colin Firth é o melhor Darcy!

Vocês se lembram que em maio passado eu fiz um post aqui sobre o Jane Austen Regency Awards?
A festa em Bath aconteceu no último dia 18 de julho e hoje recebi um e-mail da Rebecca contando alguns detalhes, traduzo abaixo alguns trechos:
Colin Firth é melhor que Laurence Olivier
A interpretação de Colin Firth fez com que ele fosse eleito o “Melhor Mr. Darcy de Todos os Tempos” através dos votos ds fãs de Austen. Firth conseguiu desbancar os famosos Laurence Olivier e Peter Cushing.
Firth interpretou o personagem masculino mais famoso de Austen, em 1995, numa adaptação da BBC (mini-série em 6 capítulos), e recebeu mais da metade dos votos na Segunda Premiação Anual do Regency World Awards organizado pelo Jane Austen Centre em Bath.

Laurence Olivier (quinto lugar)

Apesar de ser considerado o maior ator do século XX, a atuação de Olivier como Darcy (filme Hollywoodiano de 1940) ficou em quinto lugar. Matthew MacFadyen (2005) ficou em segundo lugar, enquanto Peter Cushing (1952) ficou em sétimo.
A versão da BBC na qual Firth aparece de camisa molhada emergindo de um lago, é frequentemente considerado o maior programa de todos os tempos e carrega a responsabilidade de ter sido o pontapé inicial para mais de bilhão de libras em itens relacionados à Jane Austen nos últimos tempos.
A minisérie de seis capítulos foi adapatada para a Tv pelo aclamado roteirista Andrew Davies e sua associação com Jane Austen lhe rendeu outros prêmios em outra de suas adaptações.

<—-Matthew MacFadyen (segundo lugar)
Peter Cushing (sétimo lugar) —->

A versão de Andrew Davies, Razão e Sensibilidade (2008), foi eleita a melhor adaptação, enquanto dois atores que participaram da série venceram em outras duas categorias, Melhor Ator: David Morrisey (Colonel Brandon), e Melhor Atriz: Hattie Morahan (Elinor Dashwood).

David Morrisey

Hattie Morahan

Na categoria melhor ator coadjuvante, o ator Hugh Bonneville foi eleito por sua atuação em Lost in Austen (Mr. Bennet – pai de Elizabeth Bennet, em Orgulho e Preconceito). Nas categorias Melhor Lançamento de Ficção e Melhor Lançamento de Não-Ficção, foram eleitas as autoras Emma Campbell Webster e Lori Smith, respectivamente. Todos os vencedores foram anunciados a um evento a rigor no Hilton Hotel em Bath.

Hugh Bonneville

A premiação do Jane Austen Regency Awards premia o trabalhos de atores, autores e outros associados à escritora, e a votação é realizada on-line pelo fãs de todo o planeta. O diretor do Jane Austen Centre, David Baldock, disse: “O interessante é que estes prêmios refletem as escolhas de fãs do mundo inteiro e agora estão sendo reconhecidos como as mais prestigiosas premiações relacionadas à Jane Austen”.

******

Ao sugerir que vocês votassem eu não quiz mencionar quais eram os meus eleitos, mas agora posso confessar! Apesar de considerar que Colin Firth é meu Mr. Darcy favorito, resolvi agraciar o Matthew com meu voto pois ele foi meu primeiro Darcy! Quero dizer, o primeiro Darcy que assisti no cinema. 🙂

Confesso que votei e estava na torcida pelo David Morrisey e Hugh Bonneville!

24 thoughts on “Colin Firth é o melhor Darcy!

  1. LiaDarcy 21/07/2009 / 11:21 PM

    Adoro o ator Colin Firth, e fico feliz de saber que ele ganhou!
    Mas o Darcy do meu coração é o mathew Macfadyen, pois foi o primeiro que vi e foi através dele que todo o meu interesse por Jane Austen e suas obras começou… O que me alegra, é que ele foi bem cotado!!!

    Liked by 1 person

      • Adriana Sales Zardini 19/12/2016 / 6:32 PM

        como sempre há o timeColin e o timeMathew… não há como chegar a um consenso!

        Gostar

    • Bernadete Campos 26/02/2018 / 9:53 PM

      Para mim, um absurdo!

      Gostar

  2. Diana 21/07/2009 / 11:43 PM

    Concordo plenamente com o resultado: Colin Firth é o Mr. Darcy.
    Adoro Matthew Macfadyen, mas Colin traduziu para a realidade o Mr. Darcy que imaginei ao ler livro. Acho que isso é de cada um, cada pessoa que ler o livro vai imaginar um Mr. Darcy ideal.
    Engraçado, desde a 1ª vez que vi o filme de 2005 imaginei que Matthew Macfadyen seria um Capitão Wentworth perfeito.

    Gostar

  3. Lord Daniel 22/07/2009 / 12:07 AM

    Colin Firth é o cara! Nas entrevistas que deu na época da série, mostra que é culto e inteligente. Entendeu o personagem e a obra perfeitamente…

    Gostar

  4. Adriana Zardini 22/07/2009 / 7:34 AM

    Diana, interessante a sua observação! Nunca tinha pensando no Matthew como Capitão Wentworth.

    Gostar

  5. lucampelo2003 22/07/2009 / 9:51 AM

    Gosto muito do Colin Firth, mas fico feliz pelo 2• lugar ter sido do Matthew Macfayden, que para mim é e sempre será o Mr. Darcy do meu coração.

    Gostar

  6. Ana Maria 22/07/2009 / 10:34 AM

    Para mim,o resultado foi perfeito: Colin Firth é meu eterno Mr. Darcy, pois é o que mais se aproxima do personagem descrito no livro. E gostei do segundo lugar de Matthew Macfayden, pois dentro do roteiro que lhe foi dado, ele desempenhou muito bem seu papel.

    Gostar

  7. Atenais 22/07/2009 / 10:14 PM

    Ah, esta foi apenas a constatação de um fato inégavel, mr. Colin, ou melhor Colin Firth é o mr. Darcy.

    Brincadeira à parte, acredito que o ator é o que mais se aproxima do personagem criado pela Jane Austen. Ainda que ele tenha sido presenteado com o melhor roteiro de uma adaptação do livro da escritora, o ator teve inteligência e sensibilidade para entender e, portanto, interpretar o personagem com brilhantismo.

    Gostar

  8. aninha 08/08/2009 / 6:51 AM

    Tenho 47 anos, deveria gostar mais do Colin como Darcy, mas sinceramente, acho muito “formal” e penso que a própria Jane Austen não se apaixonra por ele…Já MAtthew é puro sentimento quando propõe casamento.. e em todas as cenas…todos os olhares, pequenos gestos..muito cativante… E a cena do lago….sinceramente…”not hansome enough to tempt me..”

    A cena da dança… achei que Colin parecia um marionete….
    Desculpem… mas não tem comparação….claro que o maravilhoso deste livro é que cada pessoa se apossa dos personagens e tem as suas próprias fantasias…

    Liked by 1 person

    • Bernadete Campos 26/02/2018 / 9:56 PM

      Concordo totalmente, só cego não vê! Mathew Macfadyen é o melhor Mr. Darcy de todas as versões! Seu desprezo e crescente paixão por Elizabeth são anunciados até por sua pele!

      Gostar

  9. Adriana Zardini 08/08/2009 / 5:22 PM

    Ana, todos comentários sã bem vindos!
    Tem uma amiga nossa, a Lu Campelo, que é louco pelo Matthew! Aqui há espaço para todos! seja bem vinda!

    Gostar

  10. amcm49 05/02/2010 / 1:55 AM

    Pessoal,
    Tudo bem!!! Concordo, Mr. Darcy é o Colin Firth!!!
    Inclusive confesso que comprei a minissérie e se eu fosse contar quantas vezes já a vi, seria um assombro…
    Mas gostaria de lançar outra enquete, e esta diz respeito ao melhor Capitão Wentworth, afinal, quem foi melhor: o Ciarán Hinds ou o Rupert Penry-Jones???
    Eu adoro Orgulho e Preconceito, mas meu coração realmente fica dividido quando Persuasão entra na jogada…
    Inclusive fiz uma postagem no meu blog falando disso, antes de conhecer Persuasão, eu era totalmente fiel a O&P, mas depois, meu coração realmente ficou dividido…
    Vamos escolher o melhor entre o Rupert e o Ciarán?

    Gostar

  11. Adriana Zardini 05/02/2010 / 6:48 AM

    Olha, eu também sou fascinada por Persuasão. Como só conheci o capitão Wentworth nas telinhas através do Rupert, eu acho ele o melhor. Mas o Ciaran também é um excelente ator!

    Gostar

  12. Madalena 06/03/2010 / 12:13 AM

    É sério que Peter Cushing interpretou Darcy??..não acredito!!!…só consigo lembrar dele como Van Helsing caçando Drácula nos filmes de vampiro dos anos 60…você tem mais informações sobre isso??Gostaria de saber mais sobre esse outro lado do P.C….

    Gostar

  13. Madalena 07/03/2010 / 8:52 PM

    Obrigada pela informação.Entrei nos links q vc me passou e descobri q realmente ele foi mr.Darcy em 1952,produção feita pela BBC mas infelizmente não tem cópias,nem no You Tube…só duas fotos…mas valeu…

    Gostar

  14. Marcia Belloube 12/04/2012 / 9:15 PM

    Gostei de saber que a minisserie Razão e Sensibilidade ganhou também… Adoro esse romance e minisserie….

    Qto ao Mr Darcy… ele é um caso a parte…. deveria ter um premio Mr Darcy para premiar os personagens da Jane Austen….

    Gostar

  15. luciennemachado12 30/09/2013 / 8:37 PM

    Hehehe ok meu coração ficou feliz,mesmo que para mim,tanto faz o Colin ou MM sempre que me perguntam,eu digo fico com os dois!!! hehehe
    Não sabia deste concurso,foi bom vir ler esses posts mais antigos! 🙂

    Gostar

Deixe um comentário