Amor e Amizade

Conversando hoje com Lilia dos Anjos (constante co-autora de alguns posts deste blog), cheguei à conclusão que falei muito pouco dos outros escritos de Jane Austen. Os seis principais livros da autora (Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão, Mansfield Park, Abadia de Northanger e Emma), estão sempre presentes nos meus posts aqui neste blog. Apesar dos seis livros já terem sido traduzidos para o português do Brasil, ainda assim não conseguimos comprar os exemplares de Mansfield Park e Abadia de Northanger – esgostados e ainda não re-editados. Pelo que sei, em 1991, a Editora Siciliano ganhou em leilão o direito de publicação da obra de Raquel de Queiroz. Mas ainda não decidiram re-publicar Mansfield Park, traduzido pela autora. Os fãs brasileiros que não são fluentes na língua inglesa esperam ansiosos os lançamentos da Editora Landmark ainda para este ano.

Acontece que a obra de Austen não se resume aos seis livros mais conhecidos. Apesar de ter falado aqui sobre os escritos da juvenília, Lady Susan, The Watsons e Santidion, ainda não comentei nada sobre as publicações de Austen em língua portuguesa, com ênfase, no português de Portugal. Sendo assim, resolvi escrever hoje sobre as traduções dos livros de Austen em Portugal!

Em Portugal, os tradutores procuram ao máximo domesticar o texto traduzido. Fazendo com o título, e consequentemente o texto original em inglês, sofram mudanças muitas vezes estranhas. A função do tradutor é ser quase que totalmente fiel ao texto original. No entanto, deve fazer algumas escolhas. Por exemplo, é possível manter alguns estrangeirismos como nomes próprios, nomes de cidades, residências, etc. Mas podemos ver textos domesticados, a ponto de traduzir Mary como Maria. Não existe uma regra fixa sobre este assunto.

Os seis livros mais famosos de Austen foram traduzidos assim em português de Portugal (alguns livros receberam títulos diferentes ao serem traduzidos):

Sensibilidade e Bom Senso,

Orgulho e Preconceito,

Persuasão, Sangue Azul,

Ema,

Abadia de Northanger, Mistério de Northanger,

O Parque de Mansfield

Abaixo, algumas imagens das capas dos livros:

AMOR E AMIZADE


Resumo que está no site Alfabarrista:

Escrito quando Jane Austen tinha apenas 15 anos, Amor e Amizade é o retrato do universo que a rodeia, mais precisamente, da adolescência, dos amores e desamores.Dividido em duas novelas epistolares e em cinco contos em forma de carta, um dos principais méritos desta obra é os paralelismos com a actualidade.Jovens preocupadas exclusivamente com coisas de jovens (iguais às jovens de hoje), monstros de hipocrisia enquanto fazem de tudo para serem boas, amuam, acusam, perdoam, choram, escarnecem, desmaiam, gritam de prazer ou de ultraje, seduzem e rejeitam, são bondosas e cruéis, intuitivas e, contudo, obtusas.Hoje em dia, usam os telemóveis para viverem a excitação do momento, há dois séculos escreviam cartas.Melhor do que ninguém, Jane Austen observou essa realidade e transformou-a no livro que marcou o início da sua carreia.Nascida em 1775, a escritora inglesa viria a falecer com 42 anos, vendo apenas publicadas em tempo de vida quatro das suas obras.Ficou conhecida por alguns dos mais notáveis romances: Orgulho e Preconceito, Sensibilidade e Bom Senso, O Parque de Mansfield, entre outros, todos eles publicados pela Europa-América.

Resumo que está no site da Planeta Editora:

Que obra deliciosa esta. Jane Austen fala da vida e amores de jovens em pequenos romances epistolares e contos brilhantes escritos em forma de carta, até hoje esquecidos, e que a Planeta edita na sua totalidade num só volume. Inspirou-se em Ligações Perigosas na sua Lady Susan, vítima de um maldoso escândalo. Enquanto um enredo dá lugar a outro, as heroínas trocam opiniões sobre adultério, fugas, divórcio e segundos casamentos. E o que mudou nestes duzentos anos? São as mesmas raparigas que hoje conhecemos queixando-se, acusando, perdoando, rindo, chorando, desmaiando, gritando encantadas ou ofendidas, quem sabe? Agora seduzem para logo rejeitarem, umas vezes bondosas, outras cruéis, intrusivas mas obtusas, desesperadamente barulhentas e, em geral, capazes de encantar e espantar quase ao mesmo tempo. Hoje em dia usam os telemóveis para melhor viverem as suas emoções; há dois séculos tinham de se contentar em escrever cartas e que cartas…

Neste volume: Amor e Amizade, Lady Susan, O Castelo de Lesley, Catharine ou o Caramanchão, História da Inglaterra…

******

O Amor e Amizade acima é o mais recente e com certeza é muito interessante pois pela primeira vez vejo: Amor e Amizade, Lady Susan, O Castelo de Lesely, Catharine ou o Caramachão, História da Inglaterra (textos que fazem parte da Juvenília) todos em Português!!! Salve Portugal!! Ah, seu eu soubesse disse há um mês atrás… meu professor Heitor Carvalho acabou de voltar de Portugal (PHD studies). 🙂

14 thoughts on “Amor e Amizade

  1. Raquel BRZ 01/03/2009 / 9:33 AM

    Achei interessante o link q a resenha faz com o livro ‘relações perigosas’, pois estou lendo esse livro e é legal como vc vai descobrindo o personagem através do q le pensa de si e dos outros. Muito diferente de ter um narrador montando o carater dos personagens para o leitor.Gostaria muito de ver como Miss Austen desenvolve isso, principalmente envolvendo o amor juvenil da época. Seria muito bom se fosse alançado aqui no brasil tb…quem sabe um dia?!

    Gostar

  2. Adriana Zardini 01/03/2009 / 9:38 AM

    Raquelzinha, bem que nossas editoras poderiam se interessam em publicar os outros textos de Austen, não é mesmo?

    Gostar

  3. Lílian Veiga 02/03/2009 / 4:20 PM

    Poxa…bem que poderíamos ter estes lançamentos por aqui também:(É uma dificuldade encontrar algumas obras em nossas editoras nacionais. Mas na minha opinião, tudo isso é um reflexo da falta de incentivo à educação em nosso país. Com pouca instrução, temos cidadãos mal formados, pouco remunerados e que não estão acostumados com a leitura. Daí, não há público para certos tipos de obras e em consequência, falta de interesse das editoras em lançá-las.O que é uma lástima para nós meninas.

    Gostar

  4. Adriana Zardini 02/03/2009 / 4:29 PM

    Realmente Lílian! é uma lástima não publicarem os livros, ainda mais por serem os que temos mais interesse!

    Gostar

  5. Anônimo 20/05/2009 / 7:05 PM

    o site http://www.coisasdeler.com
    também têm o livro Amor e Amizade.

    Esse livro também está disponível em segunda mão por um bom preço na livraria on-line da livraria simões em http://www.livrariasimoes.com

    Eu tenho a versão da Planeta Editora. (A Edição da Europa-América apenas tem Amor e amizade, Uma Colecção de Cartas…e uma outra que agora não me lembro…E com o preço é práticamente o mesmo recomendo o livro da Planeta Editora porque tem muito mais textos.)

    A edição Coisas de Ler nunca vi “ao vivo”.

    Quanto às obras do livro Amor e Amizade recomendo Lady Susan e o Castelo de Lesley (é uma pena este estar incompleto)…onde encontramos aquele humor tão prório de Austen.

    cumprimentos a todas

    Raquel P.

    Gostar

  6. Adriana Zardini 20/05/2009 / 7:15 PM

    Prezada Raquel P.

    Obrigada pelas dicas e seja bem vinda ao Jane Austen Club – JASBRA!

    Eu estou anciosa para receber o livro “Amor e Amizade” que uma amiga que mora em Coimbra me mandou, mas está demorando tanto que acho que houve um desvio. hehehe

    Boa noite!
    Adriana

    Gostar

  7. Vanessa Rodrigues 25/08/2009 / 12:57 PM

    O jeito é tentar ler no idioma original, mas meu inglês está tão enferrujado já que terminei o curso em 1994! Só lendo com um dicionário do lado…

    Gostar

  8. Hell 09/04/2011 / 9:10 PM

    Estava olhando na internet informações do Amor e Amizade da Editora Planeta e vi que ele tem 120 páginas. A edição da Publicações Europa-América possui 124 páginas. Fico pensando como coube Amor e Amizade, Lady Susan, O Castelo de Lesley, Catharine ou o Caramanchão e História da Inglaterra em um livro com quase o mesmo número de páginas da Publicações Europa-América. '-'

    Gostar

  9. Elaine S. Santana 09/04/2011 / 9:18 PM

    Alguém sabe como se pode comprar o livro da editora Planeta pela net? Não achei na cultura, submarino, saraiva, americanas,e stantevirtual, mercado livre… =(

    Gostar

  10. Elaine S. Santana 09/04/2011 / 9:38 PM

    Ah, obrigada, Adriana!
    Enviei agora mesmo um e-mail para eles, para saber qual o procedimento de compra para o Brasil, espero que eles façam a entrega. *cruzando os dedos*

    Gostar

  11. Adriana Zardini 09/04/2011 / 9:43 PM

    Elaine, espero que tenha sorte! Eu tive muita sorte, pois minha amiga Janaína estava em Coimbra, comprou e me mandou de lá.

    Adriana

    Gostar

Deixe um comentário