Um pouco mais sobre os E-readers

Como algumas pessoas me perguntaram se o Kindle está à venda no Brasil ou se existe um similar, eu recebi uma dica de duas amigas:

A Tonks me disse que possui um Asus 8.9 polegadas, é uma espécie de laptop portátil. Ontem, vi em um shopping aqui em Belo Horizonte vários modelos parecidos, com preços entre R$ 800,00 a R$ 1500,00.
A indicação de Lilia foi um artigo no site da uol, sobre como funcionam os e-readers. O artigo cita diversos modelos similares ao Kindle, disponíveis no mercado. Infelizmnte eu tenho que descordar do autor do artigo quando ele diz que estes e-readers são candidatos a substitutos dos livros. Para assombro de uns (fãs dos livros de papel) e felicidades de outros (viciados em tecnologia), creio que esta tecnologia veio para ficar, pois facilita a leitura, não disperdiça papel, a compra e venda dos livros é agilizada pois é realizada on-line. Por outro lado, assim como a tv e o video cassete não diminuiu as filas dos cinemas (pelo contrário, hoje em BH existem muitos mais salas de cinemas que há alguns anos), creio que os E-readers também conquistarão um público. Mas substituir os livros, esta realidade está muito distante de nós!
Existe também uma questão que dificulta a compra dos livros: para o cliente comprá-los e serem lidos no Kindle, o usuário deverá ter uma Kindle registrado em seu nome. Ou seja, uma espécie de compra casada. Creio que ao fazerem esta restrição, a Amazon está tentando restringir o uso dos livros somente para quem tem os aparelhos Kindle, evitando que os arquivos comprados (livros, revistas, etc) sejam propagados gratuitamente em outros computadores. É uma atitude sensata visto que os livros possuem direitos autorais, no entanto, como a tecnologia cresce a cada dia, acredito ser difícil freiar a oferta de arquivos “piratas” em sites de download.

2 thoughts on “Um pouco mais sobre os E-readers

  1. lucampelo2003 26/01/2009 / 1:21 AM

    Concordo com você, nada substitui um livro!! Eu particularmente não gosto muito de ler em e-book, prefiro manusear o livro, pegá-lo, colocar o meu marcador preferido e muito mais!!Porém sou a favor da tecnologia e da leitura sempre!!Ah, aqui no Recife também temos muitas salas de cinema, apesar de toda a pirataria o cinema ainda reina. bjão!!

    Gostar

  2. Adriana Zardini 26/01/2009 / 7:39 AM

    Lu, creio que é uma questão detempo e dinheiro para essa tecnologia chegar até nós. No entanto, deve ser para poucos pelo fato de ser caro e também porque sabemos que a leitura não está entre os favoritos dos brasileiros.

    Gostar

Deixe um comentário