Quem é quem na novela Orgulho e Paixão

familioa benedito

Diante de tantas perguntas que surgiram sobre quais os livros serão fonte de inspiração para a novela Orgulho e Paixão e quais personagens representam ou foram inspirados nos originais de Jane Austen, apresento abaixo uma lista resumida (Portal UAI):

Ofélia Benedito (Vera Holtz) – Sem papas na língua, tem uma missão na vida: casar as cinco filhas. Ela passa os dias pensando em bons pretendentes para as jovens. Quanto mais tempo as filhas demoram a se casar, mais a situação financeira da família piora.

Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes) – Um intelectual, professor de todas as escolas da redondeza, casado com Ofélia.

Elisabeta Benedito (Nathalia Dill) – É uma jovem à frente de seu tempo, que se recusa a se casar por conveniência. Apesar de seu forte temperamento, ela encontra em Darcy (Thiago Lacerda) seu par ideal. O casal lutará contra as adversidades para viver este amor.


Jane (Pamela Tomé)
 – A mais velha das irmãs Benedito é também a mais linda. Doce e tímida, a ela não faltam pretendentes.Mariana (Chandelly Braz) – É uma apaixonada radical, sempre em busca de um amor forte e explosivo. Por isso, cai de paixão por Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni), o poeta “trovador” que leva uma vida sem regras. Comentário da JASBRA: Vale lembrar que essa Mariana não existe em Orgulho e Preconceito, foi inspirada e Marianne Dashwood de Razão e Sensibilidade.

Cecília (Anaju Dorigon) – É a filha mais caseira da família Benedito. Está sempre cercada de livros com histórias de donzelas em perigo, de mortes por amores e de terror gótico. Comentário da JASBRA: essa personagem não existe em Orgulho e Preconceito, foi inspirada em Catherine Morland de Abadia de Northanger.

Lídia (Bruna Griphão) – É a mais extrovertida das filhas da família Benedito. Para piorar, sua ingenuidade é quase infantil. Ele se mete nas situações mais cômicas possíveis.

Darcy Williamson (Thiago Lacerda) – Nascido no Brasil, é filho do industrial inglês Lorde Williamson (Tarcísio Meira), que, ainda no Império, veio implantar as estradas de ferro no país. Irá se apaixonar por Elisabeta. Comentário da JASBRA: O personagem original de Orgulho e Preconceito se chama Fitzwilliam Darcy.

Julieta Bittencourt (Gabriela Duarte) 
– Emocionalmente distante, severa, educou o filho Camilo (Maurício Destri) sozinha, amando-o muito, mas sem nunca conseguir dar o carinho que o menino precisava. Comentário da JASBRA: Em Orgulho e Preconceito, Camilo Bittencourt não tem mãe.

Susana (Alessandra Negrini) – Dissimulada, manipuladora e sedutora. É o braço direito de Julieta, a Rainha do Café. Vê em Darcy o alvo perfeito para se dar bem na vida. Comentário da JASBRA:  Inspirada na personagem principal do livro Lady Susan, não faz parte do universo de Darcy, por exemplo.

Camilo Bittencourt (Mauricio Destri) – Lindo, doce e romântico, mas de personalidade fraca. Provavelmente devido à superproteção de sua mãe, Julieta. É o melhor amigo de Darcy, a quem considera um irmão. Comentário da JASBRA:  Foi inspirado em Charles Bingley, melhor amigo de Darcy.

Ernesto Pricelli (Rodrigo Simas) – Jovem, bonito e cheio de ideias para mudar o mundo. Filho de imigrantes italianos, Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Gofman). Encontra em Elisabeta não só uma aliada, também um grande amor. Comentário da JASBRA: personagem inspirado na família Price (de Fanny Price), humilde família do livro Mansfield Park.

4 thoughts on “Quem é quem na novela Orgulho e Paixão

  1. Rosi Casatti 21/03/2018 / 10:26 PM

    Faltou Emma que é a própria Emma Woodhouse. Jorge como George Knightley. Coronel Brandão de Razão e Sensibilidade. Fiquei curiosa para saber quem é o papel do Marcos Pitombo. Não deve ser o Mr Tilney.

    Gostar

    • Adriana dos Santos Sales 22/03/2018 / 11:57 AM

      Verdade Rosi! faltam alguns personagens mesmo! O marcos Pitombo será o Tibúrcio, acho que o Henry Tilney. Ainda não matei a charada! 🙂

      Gostar

Deixe um comentário